30 de março de 2018

Estudo farmacogenômico de antidislipidemicos na população de Portugal:

 As mais recentes diretrizes de prática clínica da Sociedade Europeia de Cardiologia indicam que doentes com dislipidemia grave, definida por valores de colesterol de lipoproteína de baixa densidade (LDL-C) superiores a 160mg/dl, devem tomar medicação antidislipidémica caso o valor de LDL-C não desça com alterações de estilo de vida. Para o tratamento farmacológico as estatinas são o tratamento padrão para a dislipidemia.

 O gene SLCO1B1 codifica um transportador hepático responsável pelo transporte da maioria das estatinas para o fígado. O alelo C no rs4149056, interfere com a localização da proteína transportadora na membrana plasmática, resultando numa diminuição da entrada das estatinas para o hepatócito e consequentemente numa menor redução da concentração de LDL-C em circulação. Os valores mais elevados das estatinas em circulação estão por sua vez relacionados com o risco de miopatia e, nos casos mais graves, rabdomiólise.

 O consumo de medicação antidislipidémica em Portugal sofreu um aumento de mais de 500% em apenas 10 anos, e, no caso das estatinas, esse aumento foi de quase 800%. Das estatinas comercializadas em Portugal, a sinvastatina é 2-3 vezes mais utilizada que a rosuvastatina ou a atorvastatina. O efeito da variante SLCO1B1 parece ser específico ao tipo de estatina, sendo mais forte com a sinvastatina e a atorvastatina, seguidas da fluvastatina, pravastatina e rosuvastatina.
 Este é um estudo realizado em Portugal, mas, que pode servir como base para estudos na população brasileira. Visto que, as doenças e o tratamento não mudam de um país para o outro, como pudemos observar. Pesquisas como esta, nos mostram como é importante o estudo da carga genética do paciente para lhe prescrever o melhor tratamento e evitar assim o agravamento da doença ou a toxicidade.
Para mais informações acesse: http://hdl.handle.net/10400.18/4762


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comparação entre técnicas de granulação via úmida: leito fluidizado x alto cisalhamento.

            A granulação pode ser realizada por diferentes tecnologias as quais se diferenciam essencialmente nas metodologias utilizadas e,...