4 de março de 2018

Farmacogenômica: O futuro do tratamento medicamentoso.


A farmacogenômica é a ciência que indica as variantes genéticas que interferem na resposta terapêutica do paciente. Este mapeamento genético é relevante para se aplicar um tratamento mais eficaz e diminuir as chances de efeitos adversos e insucessos na terapia medicamentosa do paciente.
Com a farmacogenômica será possível obter uma resposta mais rápida ao tratamento sem precisar ‘errar e acertar muitas vezes até se chegar a um tratamento ideal’, ou seja, sem precisar ficar mudando dose ou medicamento até se chegar a dose ideal ou ao medicamento mais eficaz. 
Para se chegar a isso não é tão simples como se pode imaginar. Em primeiro lugar é preciso identificar quais são os genes que se quer reconhecer a diferença, cada gene ou grupo de genes é responsável por diferentes respostas no organismo.
Se não bastasse a complexidade destes estudos, esbarra-se no interesse das grandes empresas do ramo farmacêutico de medicamentos. Isso porque, com o tratamento ‘individualizado’ a produção em massa de determinados medicamentos pode ser afetada, interferindo diretamente nos lucros da empresa.   
Para mais informações acesse:
www.ghente.org/temas/farmacogenomica/artigos_kurtz_print.htm

12 comentários:

Unknown disse...

Quando uma solução mais viável ao paciente surge (como nos mostra a postagem) as barreiras econômicas trazem dificuldades. A aplicabilidade destes métodos necessita de maior pressão por parte das mídias e governos. (Rubens Conedera)

Virgínia Cantarelli disse...

A farmacogenômica é um assunto muito interessante, visto todas as vantagens que pode trazer ao paciente e também, possibilitando a criação de novos medicamentos a partir de alvos genéticos.

Unknown disse...

Acho que o assunto e de importância para a população, onde vejo que se tem pouco conhecimento sobre a farmacogenômica, onde seria possível obter uma resposta mais rápida, sem mudar a dose ou o medicamento, contribuindo assim para a individualização terapêutica, através de conhecimentos e fatores genéticos.
Silvana

Bruna Nizoli disse...

Achei muito interessante este assunto visto que representa um avanço na tecnologia farmacêutica pois com esse novo conhecimento possibilitara grande avanço na pesquisa e desenvolvimento de novos fármacos com grande beneficio, pois assim trará aos pacientes menores efeitos indesejados e mais rapidez no tratamento da doença.

Unknown disse...

Área de extrema importância para a melhoria da qualidade de vida da população como um todo.O seu potencial de individualizar o tratamento farmacológico,proporcionando a descoberta de novos alvos terapêuticos e consequentemente o desenvolvimento de novos medicamentos vem para auxiliar e melhorar a terapêutica dos pacientes,assim como contribuir para inovações na indústria farmacêutica.(Berenice)

Alitta Ferreira disse...

Achei o tema muito interessante, sendo que a farmacogenômica traria muitos benefícios a população, pois a individualização terapêutica traria uma resposta mais rápida e eficiente.

Unknown disse...

Muito interessante. De extrema importância quando fala que o mapeamento genético é relevante e quando se aplica determinada medicação ela se torna mais eficaz e com isso apresenta vantagem de ter menos efeito adverso. Tendo em vista também um tratamento mais rápido e com menos chances de erro para identificação de determinada doença. São muitas vantagens que a farmacogenômica trás, uma inovação a nossa área farmacêutica e que está sendo muito utilizada e trazendo resultados positivos.
Andressa dos Passos Moreira.

Karol e Alitta disse...

A farmacogenômica, assim como a Farmacogenética, são áreas inovadoras e que merecem uma atenção especial das indústrias e pesquisadores, pois são o futuro do tratamento farmacológico: tratar o paciente da forma mais específica possível, para reduzir danos e efeitos colaterais.

Bianca Donati Netto disse...

Acho a farmacogenômica muito interessante, pois partindo da ideia de que “o efeito positivo em um paciente, pode desencadear reações indesejáveis em outro” poderíamos, assim, identificar quais genes estão envolvidos na resposta a uma determinada droga, o que consequentemente, descobriríamos qual o tratamento ideal para cada paciente, evitando alguns erros como os efeitos colaterais. Com isso, acredito que deveríamos investir mais neste tipo de avanço.

Josiele Rodrigues disse...

Achei esse assunto de suma importância, pois o mapeamento genético é relevante para se aplicar um tratamento mais eficaz e diminuir as chances de efeitos colaterais na terapia do paciente, o que favorece muito a farmacoterapia individual e específica de acordo com a necessidade de cada um, obtendo cada vez mais sucesso da terapia medicamentosa.

Unknown disse...

Acredito que a farmacogenômica vai ser muito importante para as pesquisas, pois assim cada medicamento poderá ser produzido com o minimo de efeito colateral possível!

Unknown disse...

A proposta da farmacogenômica de um tratamento individualizado, possuindo uma alta taxa de eficácia pois trataria exatamente o que o paciente precisaria, com base em seus genes é sensacional, porém, como foi dito e referênciado, isto de certa forma não é de interessa para as grandes indústrias farmacêuticas, além da grande complexidade de desenvolver um medicamento expecífico para uma cada gene das pessoas.

Postar um comentário

Comparação entre técnicas de granulação via úmida: leito fluidizado x alto cisalhamento.

            A granulação pode ser realizada por diferentes tecnologias as quais se diferenciam essencialmente nas metodologias utilizadas e,...