18 de março de 2018

Farmacovigilância

De acordo com Organização Mundial de Saúde (OMS), o conceito de farmacovigilância é “a ciência e atividades relativas à identificação, avaliação, compreensão e prevenção de efeitos adversos ou quaisquer problemas relacionados ao uso de medicamentos”. Em outras palavras, farmacovigilância é o estudo acerca dos efeitos dos medicamentos sobre os mais diversos âmbitos: reações adversas especificadas, ineficácia da substância, intoxicações, fabricação com desvio de qualidade e etc. Segundo a ANVISA, o papel da farmacovigilância é garantir que os benefícios causados pelo medicamento sejam maiores que os malefícios.
Farmacovigilância: investigação medicamentosa
A farmacovigilância foi criada a partir da necessidade de observação e controle dos efeitos gerados pelos medicamentos após saírem dos testes e terem seu uso difundido na população. O marco histórico para criação da farmacovigilância foi o “Caso da Talidomida”, um medicamento para enjoo matinal de gestantes composto por uma mistura racêmica em que um dos isômeros era efetivamente ativo contra os enjoos e o outro isômero era teratogênico, causando morte de vários bebês e nascimento de milhares de pessoas com problemas físicos. A partir daí, os testes pré-clínicos e clínicos dos medicamentos ficaram mais rigorosos para evitar a interpretação errada das substâncias e, mesmo assim, passou-se a observar os efeitos a “longo prazo” na população depois de comercializar o medicamento.
No Brasil, na década de 90, foi aprovada a Política Nacional de Medicamentos e a criação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, entidades que, juntas, passaram a se responsabilizar por verificar e intervir no risco que os medicamentos podem causar a população depois de seu lançamento e período de controle por parte da indústria.

Com estes breves parágrafos, esperamos situá-los no conceito de farmacovigilância. Nas próximas postagens serão abordadas ações da farmacovigilância na sociedade e leis de regulamentação no Brasil. Para maiores informações sobre a farmacoviligância no Brasil, indicamos o acesso ao site da ANVISA.

9 comentários:

Michelle disse...

No meu ponto de vista, é de extrema importância saber quais os efeitos que determinada droga (medicamento) causa no organismo, pois muitas vezes, a administração de um medicamento é bom para tratar determinado tipo de doença, mas o seu uso pode acarretar em outro problema de saúde, por isso, é importante saber o mecanismo de ação da droga seus efeitos adversos a longo ou curto prazo, entre outros para determinar os pontos positivos e negativos do uso do medicamento e se vale a pena o tratamento.

Unknown disse...

Tema amplo que tem papel fundamental para a segurança ao paciente.Tendo por objetivo reduzir as taxas de ocorrência de doenças ou mortes associadas ao uso dos medicamentos, através da detecção precoce dos problemas de segurança relacionados aos produtos.Uma vez que mesmo após inúmeras pesquisas e experimentos realizados antes da sua comercialização, ainda é possível que os medicamentos causem efeitos inesperados em seus usuários, o ideal é que a avaliação do produto seja realizada não apenas pelos órgão de saúde, mas também pelo próprio paciente.
Além disso, a Farmacovigilância pode orientar os profissionais de saúde sobre a administração do medicamento no paciente, analisando quais efeitos colaterais valem o risco para os pacientes em comparação com a eficácia do tratamento de uma doença.
(Berenice)

Josiele Rodrigues disse...

A farmacovigilância é uma importante ferramenta, que pode ajudar diversos pacientes e auxiliar na prevenção de inúmeras complicações por meio da avaliação contínua dos medicamentos já disponíveis no mercado, identificar problemas como intoxicação, uso incorreto, excesso de medicação, erros de administração, entre outras ações,que muitas vezes causam efeitos indesejados aos usuários, com a farmacovigilância, estes podem ser evitados.

Virgínia Cantarelli disse...

A farmacovigilância é muito importante, pois garante beneficio e segurança para o paciente. Esta vigilância dos medicamentos é algo continuo que deve estar sempre sendo analisada, pois ocorrendo alguma coisa errada com determinado medicamento já comercializado, este pode vir a ser retirado do mercado evitando assim efeitos indesejados.

Unknown disse...

A farmacovigilância é de extrema importância para diminuir ou prevenir e morbidade ou mortalidade relacionadas aos efeitos indesejáveis dos medicamentos.Com o papel específico de aprimorar o cuidado com o paciente e a segurança ao uso de medicamentos, melhorar a saúde pública, contribuir para a avaliação dos benefícios, danos e efetividade, incentivando o uso correto dos medicamentos educando a população.
Daiane

Unknown disse...

Sabe-se que as informações coletadas durante os ensaios clínicos realizados na fase de desenvolvimento de um medicamento são, por sua vez, incompletas, principalmente sobre as possíveis reações adversas. Com isso, é imprescindível a vigilância pós comercialização na avaliação de desempenho dos medicamentos, principalmente daqueles recém introduzidos no mercado.

Bianca Donati Netto.

Unknown disse...

A farmacovigilância é de sua extrema importância pois, apesar de todos os testes clínicos, estes não conseguem compreender o total da população, prevendo todos os efeitos adversos que possam ocorrer, então este dever que a farmacovigilância possui de acompanhar o medicamento, mesmo após estar no mercado, é essencial para que este medicamento seja seguro. Lembrando também que é dever do profissional de saúde, relatar qualquer efeito adverso que não esteja indicado na bula à ANVISA.

Bruna Nizoli disse...

A farmacovigilância é fundamental para o monitoramento dos fármacos no mercado, é uma ferramenta que deve ser constantemente aplicada no dia a dia dos farmacêuticos, infelizmente não é utilizada como deveria, pois a maioria dos profissionais não tem conhecimento como fazer as notificações, e é através das notificações que sinaliza o problema dos fármacos, que gera sinal para a Anvisa com os problemas das drogas.

Júlia Araújo e Margoth Bonneau disse...

O monitoramento de fármacos é de extrema importância hoje em dia. Causar a cura ou diminuir sintomas em pacientes é muito bom, até o momento em que os efeitos adversos causarem algum malefício nos pacientes. Então a farmacovigilância com seu objetivo ajuda para que a indústria farmacêutica consiga amenizar estas ações adversar indesejáveis. Como no exemplo do medicamento para enjoo citado na postagem acima, enquanto um isômero causava o alívio dos enjoos, o outro isômero agia como teratógeno, levando assim, o malefício ser maior que o benefício.
Margoth S. Bonneau

Postar um comentário

Comparação entre técnicas de granulação via úmida: leito fluidizado x alto cisalhamento.

            A granulação pode ser realizada por diferentes tecnologias as quais se diferenciam essencialmente nas metodologias utilizadas e,...