14 de março de 2018


A REVOLUÇÃO DOS MEDICAMENTOS BIOLÓGICOS.

Hoje em dia existe mais de uma forma de desenvolver um medicamento. A mais comum é a formulação a partir de combinações químicas, mas, a produção de medicamentos biológicos está ganhando espaço de maneira crescente.
Os medicamentos biológicos, são resultado da modificação de células vivas, e são usados principalmente para o tratamento de doenças crônicas. A maior parte é produzida por meio de uma tecnologia chamada DNA recombinante, que modifica geneticamente uma célula para produzir uma proteína escolhida. Em 1982, as pessoas tiveram acesso ao primeiro produto farmacêutico desenvolvido por meio desta tecnologia: a insulina humana produzida em cultura de uma bactéria geneticamente modificada. O nome biológico, vem justamente do processo de produção a partir de microorganismos vivos.
Os medicamentos conhecidos como agentes biológicos, ou simplesmente biológicos, são moléculas de natureza protéica produzidas com o auxílio da engenharia genética, através de técnicas como a do DNA recombinante e o uso de hibridomas, que são linhagens celulares desenvolvidas para produzir um anticorpo desejado em grande quantidade.
São moléculas altamente complexas, quase sempre proteínas de alto peso molecular, resultantes de processos igualmente complexos que envolvem desde a seleção da molécula viva inicial (clonagem, microorganismos geneticamente modificados) até todo o processo de produção. Esse processo de produção difere substancialmente do empregado na produção química convencional.
Os medicamentos biológicos tem uma estrutura que os impede de serem ingeridos oralmente, porque seriam destruídos pelo sistema digestivo, necessitando, por isso, de administração endovenosa ou subcutânea. Além da Insulina, muito usada no tratamento da diabetes, também existe opções para pacientes com hepatite, artrite reumatoide, câncer, entre outras doenças.
Os medicamentos biológicos são divididos em três grupos fundamentais: proteínas que são muito semelhantes as produzidas pelo nosso organismo como o hormônio de crescimento ou eritropoietina, anticorpos monoclonais que são anticorpos semelhantes àqueles produzidos no corpo e proteínas de fusão que são baseadas em receptores naturais do corpo como por exemplo o receptor do fator de crescimento epidérmico usado no tratamento de várias formas de câncer.

Para mais informações, acessar: 
www.pfizer.com.br/sua-saude/Biossimilares/Medicamentos-biologicoshttps://www.pfizer.com.br/sua-saude/Biossimilares/Medicamentos-biologicos 

www.newsfarma.pt/artigos/37-medicamentos-biol%C3%B3gicos-o-que-s%C3%A3o-e-quais-os-seus-benef%C3%ADcios.html.

5 comentários:

Unknown disse...

Muito interessante o assunto abordado, os medicamentos biológicos hoje em dias estão se tornando cada vez mais essenciais, tendo em vista que o DNA recombinante é muito útil, pois sem ele não teria sido realizado o procedimento da insulina geneticamente modificada, que é de extrema importância para milhares de pessoas em todos os países, sem falar que há muitos medicamentos geneticamente modificados que estão sendo eficazes nos tratamentos oncológicos, chegando cada vez mais perto da cura do câncer ou até mesmo prolongando o tempo de vida dos pacientes, controlando várias doenças entre elas estão o câncer como citado acima, diabetes, hepatite, artrite...
Andressa dos Passos Moreira.

Fernanda Kegles disse...

A biotecnologia tem ganhado um papel muito importante na pesquisa e desenvolvimento na indústria farmacêutica. Devido a importância do assunto, e o uso mais difundido das técnicas utilizadas, como a do DNA recombinante, os medicamentos biológicos ganham cada vez mais espaço e surgem mais estudos para o tratamento de doenças como o câncer. Esse é um ótimo tema para continuar a ser estudado.

Unknown disse...

A tecnologia de DNA recombinante veio contribuir e melhorar a terapeutica de uma serie de doencas cronicas,em especial para o paciente diabetico.Proporcionando mais uma opcao no tratamento visando a melhora da qualidade de vida e uma maior eficacia no controle glicemico.Essa tecnologia vem crescendo e acredito que atraves de novos estudos e pesquisas estara cada vez mais presente na industria farmaceutica proporcionando novos medicamentos para uma melhor qualidade de vida dos portadores de doencas cronicas.(Berenice)

Josiele Rodrigues disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Josiele Rodrigues disse...

O assunto abordado é de suma importância, estes medicamentos biológicos vem sendo muito mais precisos e seletivos do que muitos medicamentos convencionais e vem se mostrando cada vez mais eficazes no tratamento de diversas patologias crônicas, como mencionado acima, hepatite, artrite reumatoide, câncer, entre outras que são muito frequentes. Então, a abordagem desse tema cada vez mais, é de enorme relevância no nosso meio, para que possamos nos aprofundar e compreender melhor.

Postar um comentário

Comparação entre técnicas de granulação via úmida: leito fluidizado x alto cisalhamento.

            A granulação pode ser realizada por diferentes tecnologias as quais se diferenciam essencialmente nas metodologias utilizadas e,...