5 de junho de 2011

Falha no processo de desenvolvimento de novos fármacos

O desenvolvimento de uma nova droga a partir da pesquisa básica pode ser uma atividade complexa, que envolve alto custo e exige grande tempo de maturação. Para produzir uma droga bem sucedida, podem ser necessários milhares de possíveis compostos e sucessivas seleções, baseadas nas propriedades bioquímicas, na segurança, no desempenho clínico e em considerações do mercado.

A comunidade de pesquisa pública, as universidades e os institutos, estão ligadas diretamente as fases iniciais da pesquisa básica da descoberta de drogas. O know–how, a infra-estrutura e a capacidade de gerenciamento para levar essas descobertas através do processo de desenvolvimento ficam concentrados no setor Privado. Assim, o desenvolvimento final das drogas é conduzido em grande parte pela indústria privada e segundo suas próprias prioridades. Entre estas prioridades estão os lucros, geralmente levando a uma negligência das necessidades terapêuticas básicas de populações pobres, pois não ocorre desenvolvimento de novas drogas onde não haverá retorno lucrativo.

A figura a seguir ilustra alguns problemas:

Fonte: http://www.sbpcnet.org.br/livro/56ra/banco_conf_simp/textos/MaGracasHenriques.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comparação entre técnicas de granulação via úmida: leito fluidizado x alto cisalhamento.

            A granulação pode ser realizada por diferentes tecnologias as quais se diferenciam essencialmente nas metodologias utilizadas e,...