8 de junho de 2011

Novas metodologias de ensino no VII Encontro Nacional de Coordenadores de Cursos de Farmácia

As atividades do VII Encontro Nacional de Coordenadores de Cursos de Farmácia, tiveram sua continuidade com 3 cursos versando sobre as “Metodologias de ensino que contribuem para a atuação multiprofissional”.

As apresentações demonstraram diversos e bons exemplos de práticas (estudos de casos, simulações e problematização) que vem sendo desenvolvidas, nas diversas Universidades aqui representadas, e com grande sucesso. Atividades estas que tem contribuindo para fortalecer e ampliar o reconhecimento da profissão farmacêutica no contexto da saúde.

As discussões que se seguiram após as apresentações, foram em sua maioria, focadas em como conseguir implementar estas novas metodologias de ensino na prática docente diária. Ou melhor, de que maneira podemos fazer com que os docentes se engajem nestas novas e desafiadoras propostas de trabalho? Como realizar a observação da realidade, vincular com os pontos chaves, as diversas teorias e hipóteses e ainda aplicá-las na realidade? Além, ainda, da necessidade de incluir temas como ética e humanização e aplicá-las nas disciplinas e práticas diárias.

Sabe-se que muitas das dificuldades encontradas passam por problemas institucionais, problemas na formação pedagógica dos docentes e ainda na própria resistência dos discentes em aceitar estas novas metodologias, em que estes passam a ser protagonistas ao invés de meros espectadores.

Entretanto, mesmo diante destes desafios na implementação das novas metodologias, vislumbramos grandes oportunidades, que podem e farão diferença na formação dos farmacêuticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comparação entre técnicas de granulação via úmida: leito fluidizado x alto cisalhamento.

            A granulação pode ser realizada por diferentes tecnologias as quais se diferenciam essencialmente nas metodologias utilizadas e,...