31 de março de 2021

Estudo Pré-Clínico de um novo candidato a fármaco: LASSBio-596

Nesta semana, falaremos sobre o processo de descoberta de um novo candidato a fármaco antiasmático, o ácido 2-[4-(1,4-tiazinan-4-ilsulfonil)fenilcarbamoil]benzoico (LASSBio-596), até a realização dos primeiros ensaios pré-clínicos.

O processo de descoberta de fármacos divide-se em 4 etapas (etapa de pesquisa, etapa de desenvolvimento, etapa regulatória e etapa de comercialização) destacando-se as etapas de pesquisa e desenvolvimento.

Concluída a etapa de pesquisa, começa a etapa de desenvolvimento, dividida em fase inicial, que se caracterizada pela realização de ensaios pré-clínicos com o composto protótipo descoberto na etapa de pesquisa, e fase tardia que compreende a realização dos estudos clínicos de Fase I, Fase II e Fase III.

Levando em consideração a potencialidade terapêutica demonstrada pelo LASSBio-596, foi investigada sua farmacocinética pré-clínica em roedores após serem administrados pelas vias oral e intravenosa. A avaliação farmacocinética nessa fase é extremamente importante para determinar os parâmetros que caracterizam a absorção, distribuição e eliminação, que irão dar informações de como o fármaco será processado pelo organismo.

Os estudos pré-clínicos conduzidos com LASSBio596, até o momento, sugerem um futuro promissor a este protótipo aquiral de estrutura simples e original, indicando a continuidade dos estudos pré-clínicos, que visam o cumprimento das exigências regulatórias, que antecedem a etapa de estudos clínicos.


Referência: 

Patricia R. M. Rocco, Debora G. Xisto, Johnatas D. Silva, Magareth de F. F. M. Diniz, Reinaldo N. Almeida, Melissa N. Luciano,b Isac A. Medeiros, Bruno C.Cavalcanti, José R. de O. Ferreira, Manoel O.de Moraes, Letícia V. Costa-Lotufo, Claudia do Ó Pessoa, Teresa Dalla-Costa, Vitória B. Cattani, Eliezer J. Barreiroe , Lidia M. Lima. LASSBio-596: da Descoberta aos Ensaios Pré-clínicos. Revista Virtual de Química. Publicado em 30 de março de 2010. Disponível em: http://static.sites.sbq.org.br/rvq.sbq.org.br/pdf/v2n1a03.pdf Acesso em: 25 de Março de 2021.

Um comentário:

Anônimo disse...

Sabemos que a asma causa incômodos para os pacientes, como tosse e obstrução das vias aéreas por exemplo. Então achei muito interessante ter um novo composto sendo estudado para asma, até por ser um problema bastante comum na população. E muito interessante também, é que como citado na publicação, ele mostrou um futuro promissor, e isso é extremamente importante. Eu não sabia do desenvolvimento do LassBio-596, achei muito legal. Parabéns pela publicação!
Rafaela Campello.

Postar um comentário

Comparação entre técnicas de granulação via úmida: leito fluidizado x alto cisalhamento.

            A granulação pode ser realizada por diferentes tecnologias as quais se diferenciam essencialmente nas metodologias utilizadas e,...