21 de abril de 2021

Está semana trouxemos os fitóterapicos mais utilizados e suas indicações;

 



Passiflora incarnata 

A passiflora é indicada para problemas de irritabilidade, agitação nervosa, tratamento de insônia e desordens da ansiedade.

Melissa officinalis 

Este produto tem alegações de uso como carminativo, antiespasmódico e ansiolítico leve. 

Valeriana officinalis 

É usado como sedativo moderado, como agente promotor do sono e no tratamento de distúrbios do sono associados à ansiedade. 

Ginkgo biloba 

Indicado para vertigens e zumbidos resultantes de distúrbios circulatórios, câimbras e insuficiência vascular cerebral. Auxilia na memória.

Boldo + Cáscara sagrada + Ruibarbo 

Auxilia no alívio a má digestão e nos distúrbios do fígado, das vias biliares e nos casos de prisão de ventre leve.

Aloe ferox + Gentiana lutea   

É um auxiliar digestivo destinado ao tratamento dos sintomas da má digestão e constipação intestinal ocasional de origem inespecífica.

Mikania glomerata 

O guaco é indicado como expectorante e broncodilatador, sendo indicado no combate à tosse, asma, bronquite, rouquidão.

Senna alexandrina Miller + Cassia fistula L. 

Conhecido como Tamarine®, é indicado para o tratamento sintomático de intestino preso, das constipações primárias e secundárias e na preparação para exames radiológicos e endoscópicos. 

 

Alguns dos fitoterápicos disponíveis no SUS


Harpagophytum procumbens 

Este produto é usado tradicionalmente para alívio de dores articulares moderadas e dor lombar baixa aguda.

Maytenus ilicifolia 

Ela é indicada para problemas digestivos, protetor da mucosa gástrica e auxiliar no tratamento da úlcera gástrica.

Cynara scolymus 

Indicada em casos de dispepsias por má digestão, especialmente de alimentos gordurosos. Indicado como colerético e colagogo.

Glycine max (L.) Merr. 

Redução da frequência e da intensidade da sensação de calor no corpo e no rosto e crises de suor noturno. 

Unha-de-gato (Uncaria tomentosa)

Tem ação anti-inflamatória.

Babosa (Aloe vera)

Usada como cicatrizante de ferimentos na pele e em queimaduras de primeiro ou segundo grau.


Referências bibliográficas: 

https://saude.abril.com.br/medicina/plantas-medicinas-poderes-as-contraindicacoes/ 

https://consultaremedios.com.br/fitoterapicos/ 

 

12 comentários:

Letícia e Juline disse...

Sou muito suspeita em relação a esse assunto, porque eu adoro fitoterápicos por diversos motivos, apesar de não saber sobre tudo do assunto, inclusive não sabia que o SUS disponibilizava tantas variedades de fitoterápicos. Espero continuar vendo essa área crescendo cada vez mais, e se desenvolvendo mais. (Juline Kiesow)

Anônimo disse...

Particularmente acho esse assunto muito interessante! Vocês trouxeram exemplos de maneira bem objetiva, o que é muito bom para relembrarmos algumas coisas vistas anteriormente em nosso curso. Também desconhecia o fato de que o SUS oferece essa diversidade de fitoterápicos.
Nathália.

Lisele e Maha disse...

Excelente ideia de trazer exemplos de fitoterápicos mais utilizados e ainda os que estão disponíveis no SUS, na maioria das vezes não se faz ideia disso.

-Lisele

Jessica Kruger disse...

Em tempos que estamos vivendo, vejo muita procura na drogaria por medicamentos fitoterápicos, principalmente estes relacionados a ansiedade e distúrbios do sono.
jéssica Krüger

Lívia disse...

Gostei muito da forma como abordaram o assunto dos fitoterápicos e quais são mais utilizados. Alguns eu já conhecia por ter adicionado no meu herbário, e outros por uso comum. No entanto, não sabia que o Tamarine era utilizado para a preparação de exames voltados para a radiologia e endoscopia. Assim como as colegas falaram anteriormente, eu também desconhecia que o SUS disponibilizava tanta variedade de fitoterápicos.

-Lívia

Unknown disse...

Rosimeri Souza
Desconhecia o fato do SUS disponibilizar fitoterápicos, como a Aloe vera e Unha de Gato por exemplo, como cresci em cidade pequena e de família de agricultores, sempre utilizávamos fitoterápicos para tratar diversas patologias, hoje sabemos que os fitoterápicos também são regulamentados pela Anvisa e estão sujeitos a testes e controles de qualidade iguais aos medicamentos convencionais.

Gabriela e Jéssica disse...

Não tinha muito conhecimento sobre os fitoterápicos disponíveis no SUS, achei a ideia dos exemplos bem didático e trazendo novos conhecimentos para nós. (Gabriela)

Jéssica e Marina disse...

Gostei muito do tema abordado. Inclusive semestre passado fizemos um trabalho sobre fitoterápicos e foi bem interessantes, pois pude me aprofundar um pouquinho mais sobre este assunto.
Desconhecia que o SUS disponibilizava alguns fitoterápicos.

Comentado por: Marina

Anônimo disse...

Achei bem interessante em trazer essas informações sobre fitoterápicos disponivéis no SUS, porque eu particularmente não sabia desta iformação.
Francine

Cassiano, Martina e Silviane disse...

Cassiano.

Maravilhoso esse tema! Pena que muita gente desconhece das maravilhas que esses fitoterápicos podem nos proporcionar! Se for usado na dose certa, claro!
Eu não sabia que alguns deles eram disponibilizados pelo SUS!
Muito bom!!!

Letícia Bender disse...

O mundo dos fitoterápicos realmente é um mundo a parte. É uma pena que eles ainda não tenham a valorização que merecem e muitas vezes são menosprezados. A presença deles no SUS trás esperança para que eles cada vez mais ganhem seu merecido espaço.

Maha Omar disse...

Realmente muito bom o tema abordado, não tinha conhecimento sobre a disponibilidade de fitoterápicos no SUS.É triste ver que ainda existam pessoas que criam uma certa barreira de usufruir os fitoterápicos justamente por não persistirem no tratamento.Usufruindo em doses certas e de forma natural é tão eficaz quanto qualquer medicamento.
- Maha Omar

Postar um comentário

Comparação entre técnicas de granulação via úmida: leito fluidizado x alto cisalhamento.

            A granulação pode ser realizada por diferentes tecnologias as quais se diferenciam essencialmente nas metodologias utilizadas e,...