16 de abril de 2021

Pesquisa de Medicamentos

 A busca por tratamentos pioneiros a partir de novas moléculas 



 

Pioneiro na América Latina, o projeto LOLA (Lead Optimization Latin America) trabalha a otimização de compostos ativos a partir de uma estratégia fenotípica, com repetidos ciclos de química medicinal, no intuito de encontrar candidatos pré-clínicos para a doença de Chagas e as leishmanioses. 

Segundo a OMS, inúmeras pessoas são afetadas por doenças tropicais negligenciadas no mundo. Para algumas dessas doenças não há nenhum tratamento disponível e quando eles existem, muitas vezes são caros, dolorosos ou extremamente tóxicos. Então, há uma necessidade de desenvolvimento de novos medicamentos. Uma vez que uma nova molécula promissora é identificada, nas triagens iniciais, o chamado HIT, ela passa a ser moldada para aumentar as suas chances de se tornar um medicamento esse processo ele ocorre através do ciclo de otimização que envolve duas etapas: 

 HIT TO LEAD onde envolve a: 

  • Potência 
  • Seletividade 
  • ADME 

LEAD OPTIMIZATION, envolvendo: 

  • Potência 
  • Seletividade 
  • ADME/DMPK 
  • Formulação  
  • Toxicidade  
  • MoA 

Essas compreendem um designer de moléculas ligeiramente parecidas que pertencem a uma série química análoga, a sua síntese no laboratório propriamente dita e enviam para a avaliação destes compostos através de diversos ensaios padronizados. 

Após, os pesquisadores avaliam então se essas modificações promoveram uma melhora das características das moléculas, sempre avaliando essas decisões de um perfil alvo do produto, como por exemplo a sua eficácia, segurança e acessibilidade. Esse ciclo se repete por diversas vezes, até que seja obtido um candidato ideal que reúna as características necessárias para seguir as novas etapas de desenvolvimento pré-clínico, regulatório e em seguida estudos clínicos em humanos. Até lá é preciso garantir, que ele seja um composto eficaz, mas também seguro. 

 

 

 

Um comentário:

Isabela e Kaciane disse...

Nossa que notícia maravilhosa!
Parabéns gurias, muito interessante o assunto que vocês trouxeram, pois a doença Chagas e as leishmanioses realmente parecem ficar um pouco de lado, parecem esquecidas e são extremamente sérias.
Muitos brasileiros sofrem com essas doenças, essa notícia vem trazer esperança de novas alternativas de tratamento.
-Kaciane Rickes-

Postar um comentário

Comparação entre técnicas de granulação via úmida: leito fluidizado x alto cisalhamento.

            A granulação pode ser realizada por diferentes tecnologias as quais se diferenciam essencialmente nas metodologias utilizadas e,...