19 de abril de 2021

Produtos Biológicos: Hormônio do Crescimento

Olá pessoal. Para a terceira publicação, dando continuidade na utilização dos produtos biológicos direcionados ao desenvolvimento de fármacos, decidimos mais uma vez confeccionar este infográfico para que todos tenham uma melhor visualização ilustrativa e melhor entendimento do que se tratam os Produtos Biológicos utilizados na produção do Hormônio do Crescimento, e trouxemos também mais algumas curiosidades.💉📏




 Se vocês se interessaram no assunto, aqui estão alguns links utilizados para a confecção do infográfico para uma leitura complementar!

https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0004-27302008000500001&script=sci_arttext 

http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/sas/2010/prt0110_10_03_2010.html#:~:text=O%20tratamento%20da%20defici%C3%AAncia%20de,Creutzfeldt%2DJakob%20(encefalopatia).


https://revistapesquisa.fapesp.br/hormonio-de-crescimento-em-tamanho-grande-2/


3 comentários:

Gabriel da Rocha Zurchimitten disse...

O que me chamou muita atenção no texto é o fato do hormônio do crescimento ser aprovado para o tratamento de crianças com doença renal crônica, então, resolvi pesquisar o motivo. Descobri que em crianças portadoras de DRC, o atraso no crescimento é um problema frequente e importante, no qual envolve uma etiologia multifatorial que se reflete em anormalidades no eixo GH. A desnutrição calórico-proteica tem sido referida como a principal causa de atraso no crescimento. Assim, recomenda-se a correção das deficiências nutricionais e das alterações metabólicas, em especial do metabolismo ácido-base e das concentrações séricas do cálcio e do fósforo, antes de se iniciar a terapia com hrGH nessa população.
Gabriel Zurchimitten

Isabela e Kaciane disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Isabela e Kaciane disse...

Gente que interessante, super legal a informação que vocês trouxeram essa semana, eu amei! Parabéns!
Não imaginava tudo o que aconteceu para que hoje pudessemos ter o tratamento com GH sintético.
Esse histórico sobre o GH também é ótimo para entendermos e visualizarmos que muitas evoluções aconteceram com o passar do tempo e que hoje a técnica de DNA recombinante é utilzada, e trás tantos benefícios e possibilidades de tratamento, que há uns certos anos atrás estavam limitadas, por função do método utilizado.
- Kaciane Rickes -

Postar um comentário

Comparação entre técnicas de granulação via úmida: leito fluidizado x alto cisalhamento.

            A granulação pode ser realizada por diferentes tecnologias as quais se diferenciam essencialmente nas metodologias utilizadas e,...