15 de abril de 2021

VACINA ANTI-HIV: Uma realidade?

                  

Os primeiros relatos da síndrome da imunodeficiência adquirida (AIDS) foram publicados em 1981, nos Estados Unidos, e o vírus HIV, seu agente etiológico, identificado em 1983. Como é sabido, o vírus fragiliza o sistema imune progressivamente dos indivíduos infectados e, com isso, com o tempo, diversas infecções oportunistas começam a se manifestar.

Células do vírus HIV (viriões), em imagem microscópica produzida em 2011 — Foto: Maureen Metcalfe, Tom Hodge/CDC/AP

Durante todos estes anos muito se foi investido em pesquisas atrás de uma cura e, nesse meio tempo, surgiram os potentes esquemas antirretrovirais na prática clínica e o emprego rotineiro de profilaxias primárias para infecções oportunistas havendo uma queda da letalidade e morbidade associadas à infecção pelo HIV.

Mesmo assim, de acordo com dados da Iniciativa Internacional da Vacina da AIDS (IAVI)em 2019, 38 milhões de pessoas no mundo viviam com HIV ou aids e 1,7 milhão foram contaminadas só naquele ano. Desse total, 33% não têm acesso ao tratamento necessário e podem, consequentemente, infectar outras pessoas. (Exame, 2021).

Hoje, ainda assim, muitas pessoas conseguem viver uma vida praticamente normal com a ajuda dos coquetéis antirretrovirais, mas achar uma cura efetiva e prevenção contra esse vírus com certeza sempre foi para muitos pesquisadores o “Scientific Dream” (Sonho Científico). E agora, ao que parece, esse sonho está muito próximo de se realizar. No dia 06 de abril deste ano cientistas do IAVI e do Instituto Scripps, nos EUA, anunciaram que uma candidata à vacina contra o HIV teve resultados promissores com 97% dos candidatos desenvolvendo resposta imune na primeira fase do ensaio clínico!

Acompanhe no infográfico as informações disponíveis sobre esta primeira fase do estudo:



Apesar de haver pouca informação ainda sobre a vacina, pode-se encontrar informações complementares nos links que se seguem:


13 comentários:

Jenifer e Leticia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Jenifer e Leticia disse...

Tomara conseguirem logo essa vacina. Inacreditável ter tudo isso de casos de uma doença que não tem cura até o momento, de um vírus que não se pega pelo ar, que em muitos casos poderiam ser evitados e tem também varias pessoas que não fazem nem ideia de que possuem o vírus. Triste realidade. Jenifer.

fernanda disse...

Tema interessante, de muita importância ainda nos dias atuais.
fernanda

Anônimo disse...

Os desenvolvimentos das descobertas da HIV são revolucionárias e estudar estas variantes sempre nos traz crescimento. Gabriel Pigatto

Cassiano, Martina e Silviane disse...

Cassiano.

Essa vacina seria um grande êxito para saúde! Muitas pessoas já morreram por complicações da aids, como: tuberculose, meningite, toxoplasmose, entre outras doenças graves. Hoje em dia existem outros métodos como a prep, profilaxia pré exposição, que tem se tornado 100% eficaz.

Anônimo disse...

Sabemos que a AIDS é uma doença bastante preocupante, devido ao vírus atacar o sistema imunológico dos indivíduos. Saber que temos uma possível vacina para essa doença, faz com que tenhamos esperança de dias melhores e também nos faz ter a certeza de que a ciência é fantástica e essencial para a sociedade.
Rafaela.

Ândrea Silva disse...

Essa vacina seria uma grande esperança para todos. Muitas pessoas com o HIV tem o sistema imunológico bastante afetado e acabam tendo outras doenças. Ao mesmo tempo que existem pessoas vivendo bem com o vírus existem muitas outras que não, muitos não tem tanta facilidade ao acesso do tratamento, por exemplo, moradores de rua. Muito triste essa realidade onde vivemos. Ândrea Silva

Bonini, Pigatto e Bandeira disse...

Adorei o post, e o infográfico achei super importante com as etapas da vacina! Foram tantos anos tentando desenvolver algo eficiente, para um vírus tão devastador, claro que com os coquetéis antiretrovirais conseguiram amenizar bastante as complicações que o vírus da HIV causam, o tratamento com antiretrovirais sendo feito corretamente proporciona uma vida estável para as pessoas que contraíram o vírus, mas muitas pessoas não sabem que possuem o vírus, e outras infelizmente não tem acesso ao tratamento com os antiretrovirais completo ou ate mesmo não procuram. Essa vacina vai ser muito importante para área da saúde, vai minimizar muitas mortes e complicações envolvidas por esse vírus, além de deixar muitas pessoas imunizada, a vacina demorou mais saiu.

Luiza Bonini

Maha Omar disse...

Ter uma vacina contra a HIV seria uma vitória na humanidade dos dias de hoje, afinal sāo tantos anos em busca de uma cura, apesar de termos medicamentos avançados nos dias de hoje que consigam proporcionar uma qualidade de vida estável para as pessoas que contraíram esta doença, muitas pessoas acabam morrendo por complicações como a tuberculose dentre outras doenças graves que fazem com que a imunidade dessas pessoas enfraquecem cada vez mais e nāo consigam resistir. Uma vacina seria uma grande vitória para a saúde.
Maha Omar

Anônimo disse...

Quantas pessoas infelizmente morreram por causa desse vírus que mesmo depois de anos não é achado a cura.
Notícia maravilhosa saber sobre a possibilidade dessa vacina pra a AIDS!
Que seja com muito êxito!
Luane Machado

Jéssica e Marina disse...

Gostei muito da publicação, essa vacina contra HIV, seria de muita importância para área da saúde. Hoje em dia muitas pessoas conseguem viver uma vida praticamente normal com a ajuda dos coquetéis antirretrovirais, mas com certeza se houver uma vacina efetiva e com total eficácia, será de muita valia, amenizando assim complicações que este vírus causa.

Comentado por: Marina Costa

Anônimo disse...

É um grande avanço!! Precisamos continuar e incentivar os estudos. Gabriel Pigatto.

Jenifer e Leticia disse...

Essa vacina terá grande importância para a população, pois muitas pessoas já morreram contaminados por causa dessa doença.

Postar um comentário

Comparação entre técnicas de granulação via úmida: leito fluidizado x alto cisalhamento.

            A granulação pode ser realizada por diferentes tecnologias as quais se diferenciam essencialmente nas metodologias utilizadas e,...