31 de março de 2021

 

Pontos importantes sobre a Fase II




Seguindo com nossas publicações, após introduzir o assunto na postagem anterior, decidimos trazer informações e descrever mais especificadamente sobre o que realmente acontece nesta fase.

Então a fase II que podemos chamar também de estudo terapêutico piloto, é ainda realizada em um número restrito de pacientes, aproximadamente de 100 a 300 indivíduos, e ela tem como objetivo avaliar a eficácia e segurança á curto prazo, e também a dose necessária para obter uma resposta. É durante os estudos de fase II que a forma farmacêutica é previamente selecionada para seguir para a fase III.

Após trazer essas informações, gostaríamos de dizer que quando pesquisamos sobre a fase II, geralmente a encontramos, interligada com as outras, porque as fases da P&D caminham juntas e uma complementa a outra.

Para esta publicação, utilizamos as seguintes referências e também indicamos para quem quiser saber mais sobre o assunto:

ALLEN JR, Loyd V.; POPOVICH, Nicholas G.; ANSEL, Howard C. Formas Farmacêuticas e Sistema de Liberação de Fármacos. 9° edição. Artmed, 2013.

VIEIRA, F,P; REDIGUIERE, C,F; REDIGUIERE, C,F. A Regulação de medicamentos no Brasil. Artmed editora LTDA, 2013.

4 comentários:

Anônimo disse...

O objetivo desta fase é avaliar a eficácia e segurança do medicamento, como foi falado na postagem. Sabemos o quão importante é para que então os estudos avancem para a fase III.

Nathália.

Anônimo disse...

O fato de ser um número expecífico de pessoas testadas, a fase 2 permite um alinhamento do objetivo claro do medicamento. Muito importante para a execução do desenvolvimento. Gabriel Pigatto

Jenifer e Leticia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Jenifer e Leticia disse...

Na avaliação de vacinas se reconhece uma Fase IIa onde se realizam inóculos padronizados do agente infeccioso (desafio artificial) após imunização para se verificar o efeito protetor da vacina candidata. Estes estudos permitem otimizar em tempo e custo a avaliação de eficácia de vacinas. A Fase IIb se refere à avaliação de eficácia em situação de desafio natural, ou seja, pela exposição natural à infecção em áreas onde há transmissão.

Postar um comentário

Comparação entre técnicas de granulação via úmida: leito fluidizado x alto cisalhamento.

            A granulação pode ser realizada por diferentes tecnologias as quais se diferenciam essencialmente nas metodologias utilizadas e,...