Olá pessoal. Para a segunda publicação, dando continuidade na utilização dos produtos biológicos direcionados ao desenvolvimento de fármacos, decidimos mais uma vez confeccionar este infográfico para que todos tenham uma melhor visualização ilustrativa e melhor entendimento do que se tratam os Produtos Biológicos utilizados na produção da Heparina, e trouxemos também mais algumas curiosidades.💉
Se vocês se interessaram no assunto, aqui estão alguns links de artigos e sites, incluindo um livro da "minha biblioteca" para uma leitura complementar!
https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-42302011000300017#:~:text=A%20respeito%20da%20origem%20biol%C3%B3gica,essa%20informa%C3%A7%C3%A3o%20explicitada%20na%20bula.
Lourival, L. Fármacos e medicamentos. Grupo A, 2011. 9788536313856. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788536313856/.
https://www.cristalia.com.br/releases/laboratorio-cristalia-lanca-hemofol-a-nova-marca-de-heparina.
http://www.bioqmed.ufrj.br/heparina#:~:text=Originalmente%20a%20heparina%20foi%20obtida,fact%C3%ADvel%20a%20partir%20desse%20tecido.&text=A%20alternativa%20foi%20a%20de,principal%20fonte%20da%20mat%C3%A9ria%20prima.
9 comentários:
Adoro infográfico, acho claro, didático e de forma resumida para melhor entendimento sobre o assunto. Acho bem interessante o uso da heparina para previnir e tratar diversas doenças, não sei bem afundo, mas essa parte em que se utiliza esse fármaco para a inibição de reações que podem levar à coagulação do sangue e à formação de coágulos, é muito importante entender o mecanismo de ação. Muito bem informativo, adorei. Juline Kiesow
Cassiano.
To amando esse infográfico! Muito lindo.
A heparina é fundamental para tratar e prevenir diversas doenças, além de ser um anticoagulante potente, é também muito utilizado para pacientes acamados, pois por não se movimentarem, possuem um maior risco de desenvolver coágulos sanguíneos e trombose.
Como foi falado nos comentários anteriores, a heparina é bastante utilizada em pacientes para prevenção de coágulos sanguíneos. Em hospital é utilizada na forma subcutânea para prevenção de coágulos, mas também é utilizada na forma endovenosa para ajudar a manter um acesso venoso em pacientes de difícil acesso. Conforme o médico deixar prescrito. Na forma subcutânea a heparina vem em ampola para dose única e na forma endovenosa vem em frasco com maior quantidade, mas é utilizada apenas uma pequena quantidade junto com soro fisiológico 0,9% para manter acesso. Outra utilização da de frasco é na coleta de gasometria arterial, onde ela é colocada em pequena quantidade na seringa para que evite a coagulação do sangue até a análise da amostra.
Achei lindo a apresentação de vocês em infográfico. Ândrea Silva
A heparina realmente é incrível! muito bom conteúdo! Gabriel Pigatto.
Achei muito interessante esse assunto sobre heparina, não tinha moção de onde era obtida, e adorei também o comentário da Andrea Silva explicando e dando exemplos em que a Heparina é necessária. Parabéns pessoal. Jenifer Pereira.
Consegui obter mais conhecimento sobre o assunto, pois nāo tinha tanto conhecimento.
Adorei os exemplos que vocês deram, e como foi feita a didática de vocês.
Maha Omar
Muito interessante o post de vocês, achei bem explicativo. Atualmente há alguns estudos sobre o uso da heparina para prevenir as complicações tromboembólicas que podem surgir com a doença COVID-19.a Organização mundial de Saúde, no Guia para Manejo Clínico da COVID-19, indica o uso da heparina de baixo peso molecular , como a enoxaparina, para profilaxia do tromboembolismo venoso em pacientes adultos e adolescentes hospitalizados com a COVID-19. Jéssica Neves
Excelente Infográfico! O estudo da heparina está super em alta, devido a pandemia houveram algumas faltas no mercado, que acarretaram por exemplo, no desabastecimento de hospitais, como o HUFP, que precisou unitarizar doses da heparina não fracionada para atender a demanda.
- Lisele.
Adorei esse infográfico e saber mais sobre a extração da Heparina, já que ela é bastante usada atualmente para diversas doenças. Deveríamos nos interessar mais sobre o desenvolvimento dos fármacos. Muito bom, parabéns!!
Mariana Laxalde
Postar um comentário