Além da redução de efeitos adversos e toxicidade já citados em outras postagens, o uso de nanocarreadores promove o uso de menos fármaco e garante uma utilização otimizada pelo organismo, pois entrega a substância ao local de ação já planejado (reduzindo perdas de molécula e ligações inespecíficas) (FONTE: Apolinário 2020).
Nesta
imagem vemos a estrutura do fármaco ligando-se a sua biomolécula (no caso, uma
enzima viral) e é isto que devemos ter em mente ao pensar em ação
farmacológica: a molécula do medicamento ligando-se especificamente ao seu
local de ação, sem sobras, excessos e, consequentemente, ligações inespecíficas
que gerarão efeitos colaterais muitas vezes indesejados.
Por
serem ainda uma tecnologia um pouco mais custeosa, o uso de nanocarreadores
ainda se restringe a algumas farmacoterapias específicas, porém os
pesquisadores veem muito potencial nesta iniciativa e futuramente o
desenvolvimento de novos fármacos já será realizada pensando-se em usar
nanocarreadores (FONTE: Vieira 2016).
6 comentários:
Que maravilhosa essa nanotecnologia!! Mesmo sendo com o valor mais elevado, acredito que com o passar dos anos e o avanço, mais ainda, da tecnologia de nanomarcadores, pode ser um grande investimento para tratamentos como câncer, imagina o fármaco ir direto na célula doente e não afetar mais a célula saudável, como acontece nas quimioterapias, isso seria muito bom para quem faz tratamento de canceres mais agressivos. Muito interessante esses estudos!!
(Juline Kiesow)
Mesmo com um valor elevado, o uso dessas nanotecnologias seriam um grande avanço para o tratamento de muitas doenças. Imagina que coisa maravilhosa contar com essa opção de tratamento. Fiquei apaixonada por esta tecnologia e espero futuramente poder ler uma matéria sobre a aprovação dela. Ândrea Silva
Lendo essa publicação é possível observar que os medicamentos que utilizam a nanotecnologia são realmente diferenciados. Como citado, a molécula se liga diretamente no seu alvo, e isso faz com que os efeitos colaterais sejam bem menores, o que é de fato uma evolução. Sabemos o quão importante é termos fármacos que causem a menor quantidade possível de efeitos colaterais, visto que muitos indivíduos utilizam vários medicamentos, então a redução desses possíveis efeitos colaterais é bastante interessante. Ter a nanotecnologia como base para o desenvolvimento de novos fármacos é algo fundamental na minha opinião, visto que seus benefícios são vários, como citado na publicação. Parabéns pela postagem. Rafaela.
Além de gerar economia de fármacos, os nanocarreadores vem contribuindo muito no diagnóstico e no tratamento do câncer, diminuindo os efeitos colaterais causados pelas drogas.
Letícia vieira
A redução de efeitos adversos e toxicidade são muito importantes para que se haja precações adequadas no uso de medicamentos bem como o cuidado com nanocarreadores. Ótimo conteúdo. Gabriel Pigatto.
É super interessante a nanotecnologia medicamentosa, eles tem efeitos colaterais menores que os medicamentoa em geral.
Fernanda Barreto
Postar um comentário