O medicamento chamado EXENATIDA, utilizado para controlar o diabete tipo 2 é uma das pesquisas que devem ser entregues nos próximos meses.
O intuito é manter a glicemia no nível normal, de forma que não afete o bem-estar do indivíduo. Mas não pára por aí... a novidade é que a composição está sendo estudada no tratamento do Parkinson, doença que acaba causando danos irreversíveis.
Uma das vantagens é que essa composição já é utilizada pelos idosos e isso comprova a credibilidade da solução e pode contribuir com o resultado das análises.
O estudo está na FASE 3, mas os ganhos nas etapas anteriores apontam para um caminho promissor e que será capaz de mudar muitas vidas.
Saiba um pouco mais sobre esse medicamento...
O exenatida é um medicamento injetável, administrado como uma injeção subcutânea na coxa, abdomen ou braço.
Conforme indicação na bula, Exenatida é um medicamento antidiabético, utilizado para diabetes tipo II, em combinação com metformina, sulfonilureia ou tiazolidinediona.
Ele age como se fosse uma substância natural denominada incretina que controla a glicemia.
A doença de Parkinson é uma das principais doenças neurológicas crônicas na população mundial, acometendo cerca de sete milhões de pessoas em todo do mundo.
Novos estudos mostraram que a diabetes também é fator de risco para a doença de Parkinson, ou seja, quem tem diabetes tem maior chance de ter a doença de Parkinson.
E mais: quem tem Parkinson e Diabetes pode evoluir pior da doença.
PORTANTO, O CONTROLE RIGOROSO DA GLICOSE NOS PACIENTES COM PARKINSON É FUNDAMENTAL!!
Referências:
https://www.erichfonoff.com.br/tratamento-de-parkinson/
https://www.uai.com.br/app/noticia/saude/colunistas/andre-murad/2023/01/30/noticias-saude,316426/onze-ensaios-clinicos-que-revolucionarao-a-medicina-em-2023.shtml
https://rubenscury.com.br/blog/qual-a-relacao-entre-doenca-de-parkinson-e-diabetes/
5 comentários:
São tantos os fatores que nos levam a cuidar do nível de glicose em nosso sangue, mas essa relação entre diabetes e doença de parkison é um ponto muito importante e também preocupante, para quem infelizmente já possui o diabetes. Dessa forma, é essencial que o paciente diabético tenha um bom controle glicêmico para atrasar a progressão da doença e o aparecimento de complicações. Ótima leitura gurias!
É muito comum um medicamento ser usado para mais de uma patologia, onde o mesmo consegue agir em diferentes locais no organismo. O Parkinson e a Diabetes mellitus II acometem milhares de brasileiros, logo, diagnosticar precocemente pode evitar agravações nos pacientes. O Exenatida é um medicamento interessante, além de aumentar a secreção de insulina no caso da Diabetes, conduz à estabilização das conexões neuronais, ou seja, atua no receptor que habita no TGI e também no cérebro. Ótima leitura, gurias!
Uma doença como a diabete, que com o passar do tempo pode trazer consigo varias outras patologias, é bom saber que já esta em estudo um medicamento off label que poderia tratar as duas patologias em conjunto. Ótimo tema gurias, muito interessante.
Muito interessante que um medicamento promissor para uma doença tão importante como a DM2 pode auxiliar também pacientes com parkinson, uma doença degenerativa que acomete boa parte da população. Espero que medicamento passe pelos testes restantes, se mostre seguro e eficaz e possa realmente ajudar muitas pessoas!
- Alessandro
Duas doenças que causam muitas complicações no individuo, tomara que tudo de certo, pois precisamos de notícias boa como esta . Que bom meninas que trouxeram está novidade para nos manter atualizados dos avanços que a ciência esta fazendo quanto a essas patologias.(Silvia)
Postar um comentário