1 de outubro de 2023

Nanotecnologia na indústria da beleza

A nanotecnologia se mostra importante no desenvolvimento de diversas áreas da farmácia, por exemplo, os cosméticos. Nesse ramo, temos uma das marcas mais famosas do mundo, a L’Oréal, criada em 1909 por Eugène Schueller, na França, e que chegou ao Brasil em 1959. Atualmente, considera-se o grupo número 1 de beleza no mundo.

Eugène Schueller 

O primeiro nanocosmético criado  chegou aos consumidores em 1995, criado pela Lancôme, empresa pertencente da L’Oréal Paris, para combater o envelhecimento de pele. A utilização de nanocápsulas de vitamina E permitiu que o princípio ativo penetrasse na camada mais profunda da pele, enquanto cremes normais apenas atuavam na superfície do órgão.

Atualmente, o grupo utiliza 4 ingredientes em nanoescala: o dióxido de nanotitânio, óxido de nanozinco, nano negro de fumo e nanosílica. Os dois primeiros permitem aumentar o nível de proteção solar e evitar marcas brancas na pele. A nanosílica melhora a textura do produto e garante um acabamento mate (fosco) na pele. Já o nano negro de fumo aumenta a intensidade do preto na máscara de cílios.

Os estudos demonstram que os nanocosméticos se diferenciam atualmente dos cosméticos convencionais por apresentarem propriedades superiores quanto à sua performance. Dentre seus atributos, podem aumentar a estabilidade do ativo no produto, direcionar o ativo, diminuir efeitos tóxicos como a irritação, permitir a incorporação de ativos insolúveis e aumentar a penetração do ativo na pele.

Abaixo disponibilizamos o conteúdo do site da L’Oréal onde é explicado como utilizam a nanotecnologia no desenvolvimento de seus produtos. No fim do site há um vídeo onde a Dra Isabelle Orquevax, diretora científica da L’Oréal, explica melhor o que são e como são usadas as nanopartículas.

https://recette2.loreal-insideourproduct.monkees.pro/fr/nanoparticules






Referências:

https://recette2.loreal-insideourproduct.monkees.pro/fr/nanoparticules

https://pt.scribd.com/document/352269042/PERMEABILIDADE-CUTANEA

3 comentários:

Ana e Charlise disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ana e Charlise disse...

. A capacidade das nanopartículas de penetrar profundamente na pele e melhorar a estabilidade dos ativos oferece benefícios tangíveis aos consumidores, representando um avanço importante no setor. É importante que essas inovações sejam acompanhadas por pesquisas rigorosas e regulamentações adequadas para garantir a segurança dos produtos nanotecnológicos. Parabéns pelo texto!
- Ana Paula

Gabriel Silva e Hellen Kielermann disse...

Legal ver como a nanotecnologia está transformando a indústria de cosméticos, como faz a L'Oréal. Usar essas partículas minúsculas para fazer os ingredientes ativos penetrarem mais fundo na pele e melhorar a proteção solar é top demais. É um avanço que torna os produtos de beleza mais eficazes e agradáveis de usar. Parabéns pelo texto!

-Gabriel Silva

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