A nanotecnologia se mostra importante no desenvolvimento de
diversas áreas da farmácia, por exemplo, os cosméticos. Nesse ramo, temos uma
das marcas mais famosas do mundo, a L’Oréal, criada em 1909 por Eugène
Schueller, na França, e que chegou ao Brasil em 1959. Atualmente, considera-se o
grupo número 1 de beleza no mundo.
Eugène Schueller |
O primeiro nanocosmético criado chegou aos consumidores em 1995, criado pela
Lancôme, empresa pertencente da L’Oréal Paris, para combater o envelhecimento
de pele. A utilização de nanocápsulas de vitamina E permitiu que o princípio
ativo penetrasse na camada mais profunda da pele, enquanto cremes normais
apenas atuavam na superfície do órgão.
Atualmente, o grupo utiliza 4 ingredientes em nanoescala: o
dióxido de nanotitânio, óxido de nanozinco, nano negro de fumo e nanosílica. Os
dois primeiros permitem aumentar o nível de proteção solar e evitar marcas
brancas na pele. A nanosílica melhora a textura do produto e garante um
acabamento mate (fosco) na pele. Já o nano negro de fumo aumenta a intensidade
do preto na máscara de cílios.
Os estudos demonstram que os nanocosméticos se diferenciam
atualmente dos cosméticos convencionais por apresentarem propriedades
superiores quanto à sua performance. Dentre seus atributos, podem aumentar a
estabilidade do ativo no produto, direcionar o ativo, diminuir efeitos tóxicos
como a irritação, permitir a incorporação de ativos insolúveis e aumentar a
penetração do ativo na pele.
Abaixo disponibilizamos o conteúdo do site da L’Oréal onde é explicado como utilizam a nanotecnologia no desenvolvimento de seus produtos. No fim do site há um vídeo onde a Dra Isabelle Orquevax, diretora científica da L’Oréal, explica melhor o que são e como são usadas as nanopartículas.
https://recette2.loreal-insideourproduct.monkees.pro/fr/nanoparticules
Referências:
https://recette2.loreal-insideourproduct.monkees.pro/fr/nanoparticules
https://pt.scribd.com/document/352269042/PERMEABILIDADE-CUTANEA
3 comentários:
. A capacidade das nanopartículas de penetrar profundamente na pele e melhorar a estabilidade dos ativos oferece benefícios tangíveis aos consumidores, representando um avanço importante no setor. É importante que essas inovações sejam acompanhadas por pesquisas rigorosas e regulamentações adequadas para garantir a segurança dos produtos nanotecnológicos. Parabéns pelo texto!
- Ana Paula
Legal ver como a nanotecnologia está transformando a indústria de cosméticos, como faz a L'Oréal. Usar essas partículas minúsculas para fazer os ingredientes ativos penetrarem mais fundo na pele e melhorar a proteção solar é top demais. É um avanço que torna os produtos de beleza mais eficazes e agradáveis de usar. Parabéns pelo texto!
-Gabriel Silva
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