Assim entramos no empasse dos detentores das patentes junto com a necessidade de milhares de pessoas esperando as vacinas chegarem, vindo assim a quebra de patentes das vacinas em setembro de 2021, autorizando a quebra de patentes de vacinas e medicamentos para enfrentamento de emergências de saúde nacionais e internacionais.
A quebra fez com que mais empresas produzissem a vacina assim conseguindo atender toda a demanda da população que necessitava dela, e as empresas que desenvolveram a vacina tiveram um retorno de 1,5% do preço liquido de venda até que seu valor equivalente estabelecido favorecendo a empresas que criaram a vacina como a população que necessitava deste acesso.
Referencias:
https://www.cnnbrasil.com.br/saude/5-pontos-para-entender-a-quebra-de-patentes-das- vacinas-contra-a-covid-19/
https://summitsaude.estadao.com.br/saude-humanizada/o-que-e-a-quebra-de-patente-das- vacinas/
Gabriel Garcia e Eduarda Wachholz.
2 comentários:
A partir do post, consegui compreender a importância da medida que foi tomada, foi como abrir uma porta para que mais empresas produzissem a vacina. Foi uma decisão importante para ajudar a proteger as pessoas contra a COVID-19, especialmente em tempos de crise.
Comentado por Carina Gonzales
Mesmo favorecendo milhões de pessoas por todo mundo, creio que a quebra de patentes, não só de vacinas mas de medicamentos em geral, não será uma realidade a curto prazo. Se têm muito envolvido na criação de novos fármacos, não só a questão burocrática, mas interesses divergentes. Mas contudo, durante a pandemia percebemos uma união em comum, onde todos ou pelo menos a grande maioria, só queriam a cura e não viam a hora de poder se vacinar.
Postar um comentário