25 de abril de 2019

Farmacogenômica

Os desafios e oportunidades da Farmacogenômica: ESTÁ SURGINDO UMA NOVA ÁREA NA MEDICINA, A FARMACOGENÔMICA QUE TEM UMA INTERFACE COM A FARMACOLOGIA CLÁSSICA E A NOVA CIÊNCIA DA GENÔMICA, ONDE TEM DOIS CAMPOS DE EXTREMO INTERESSE INTEIRAMENTE RELACIONADOS: ONDE O PRIMEIRO É O ESTUDO COM MARCADORES GENÔMICOS ONDE VÃO SER USADOS PARA IDENTIFICAR A RESPOSTA EM UM TRATAMENTO FARMACOLÓGICO, SENDO ESSA UMA PROMESSA PARA O TRATAMENTO INDIVIDUALIZADO. O OUTRO OBJETIVO SERÁ CRIAR UMA LINHA DE TRABALHO PARA QUE ESSES GENÔMICOS VÃO PREVER A RESPOSTA DESSES FÁRMACOS. MAS PARA QUE ISSO ACONTEÇA SERA NECESSÁRIO QUE VÁRIOS ESTUDOS CLÍNICOS SEJAM FEITOS E ANALISADOS DE FORMA MUITO RIGOROSA EM RELAÇÃO ENTRE O FENÓTIPO E O GENÓTIPO. OU SEJA, TODO PACIENTE QUE TIVER EM ESTUDO E AS RESPOSTAS CLÍNICAS ESTIVEREM FAVORÁVEIS OU DESFAVORÁVEIS TEM DE SER DESCRITO DE MANEIRA A CARÁTER RELACIONADA AO GENÓTIPO DESSE PACIENTE PARA QUE SE TENHA A IDENTIFICAÇÃO DOS GENÓTIPOS E FENÓTIPOS QUE RESPONDEM DE MANEIRA INDIVIDUALIZADA AO TRATAMENTO. ISSO FAVORECERÁ MUITO NO MOMENTO DE ESCOLHA DE UM DEVIDO FÁRMACO PARA DETERMINADO PACIENTE, E ISSO CERTAMENTE SERÁ UMA GRANDE REVOLUÇÃO NA ÁREA DA MEDICINA. UMA OUTRA GRANDE IMPORTÂNCIA NA FARMACOGENÔMICA É DE USAR ESSA EVOLUÇÃO PARA IDENTIFICAR NOVOS GENES REGULADOS POR ESSES FÁRMACOS. SABE-SE QUE MUITOS DOS TRATAMENTOS USADOS NOS DIAS DE HOJE FORAM DESCOBERTOS EM EXPERIÊNCIAS CLÍNICAS SEM SE SABER SEU EXATO MECANISMO DE AÇÃO. EM EXEMPLOS PODEMOS CITAR OS ANTIDEPRESSIVOS QUE AGEM NAS MONOAMINAS EM POUCAS HORAS, ENQUANTO O SEU EFEITO CLÍNICO É INDOLENTE DEMORANDO SEMANAS PARA SE OBTER UM RESULTADO. A MAGNITUDE DESSES ESTUDOS NOS TERMOS CLÍNICOS E ECONÔMICOS NESSES AVANÇOS TERAPÊUTICOS SERVIRÁ TAMBÉM PARA O DESENVOLVIMENTO DE NOVAS CLASSES DE MOLÉCULAS. O USO DESSAS TÉCNICAS GENÔMICAS, INDICARA GENES QUE VÃO SERVIR DE ALVOS TERAPÊUTICOS PARA A EVOLUÇÃO DE NOVAS CLASSES DE FÁRMACOS COM INOVADOS MECANISMOS DE AÇÃO COM POSSÍVEL MENOS EFEITOS COLATERAIS E MAIOR RAZOABILIDADE. Fonte: https://www.researchgate.net/publication/26373171_Farmacogenomica_oportunidades_e_desafio> Acesso em 24 de abril de 2019.

2 comentários:

Katherine e Sabrina disse...

Quando surge uma nova área na medicina, é sempre algo inovador, porque certamente ela poderá nos auxiliar de alguma maneira em relação aos fármacos. Com a farmacogenômica não é diferente. Apenas pelo fato de usarem estes marcadores para identificar uma resposta farmacológica e também traçar uma linha para prever a resposta desses fármacos, já podemos perceber o quão inovadora poderá ser essa área para a farmacologia e quantos benefícios poderá trazer para esse meio pois, por ser uma técnica nova poderá ajudar na descoberta de moléculas classificadas como inovadoras, o que nos últimos anos não ocorreu tão frequentemente, a maioria dar moléculas lançadas eram "genéricas" ou seja, com poucas alterações químicas relacionadas a de referência.

Kate e Vitória disse...

Sabemos o quanto é essencial que a medicina avançe, e agora com essa nova descoberta a farmacogênomica, com certeza avançaremos, em mais pesquisas ou até mesmo
em resultados satisfatórios para os pacientes.
Pois auxiliaria em diversos tratamentos farmacologicos, que nos resultaria no bem estar do paciente.
Claro que como, todas as pesquisas serão submetidos às vários estudos clínicos ,para que tenhamos um resposta positiva.
Por este motivo , que está descoberta só nós tratará cada vez mais benefícios , para saúde do nosso paciente ,através do nosso genótipo e fenótipo ajudaria a assim escolher corretamente a inserção de um fármaco.

Postar um comentário

Comparação entre técnicas de granulação via úmida: leito fluidizado x alto cisalhamento.

            A granulação pode ser realizada por diferentes tecnologias as quais se diferenciam essencialmente nas metodologias utilizadas e,...