9 de abril de 2019

Medicamentos Biológicos

Produzidos a partir de organismos vivos, como células e bactérias. Este medicamento tem a capacidade de aumentar a resposta imune do corpo. São formados por moléculas grandes, complexas e construídas de milhares de átomos. São também instáveis e suscetíveis a alterações quando submetidas mesmo que a pequenas variações das condições de conservação e armazenamento.
São medicamentos que normalmente são administrados por via venosa ou
subcutânea, pois de outra forma seriam destruídos pelo sistema digestivo.
Com o surgimento dos medicamentos biológicos, o tratamento de vários problemas de saúde teve um avanço significativo, especialmente em doenças crônicas como o câncer, psoríase, artrite reumatoide, asma, esclerose múltipla;
Existem dois tipos de medicamentos biológicos os simples e os complexos.

Os medicamentos biológicos simples - são produzidos dentro de uma célula simples, como bactérias ou leveduras. Por exemplo: insulina, eritropoetinas e hormônios do crescimento, entre outras.
Os medicamentos biológicos complexos – nesta classe existem mais compostos e é conhecida como anticorpos monoclonais. São utilizados para o tratamento de câncer, artrite reumatoide e fibrose cística, entre outras doenças.



Você já ouviu falar sobre medicamentos biológicos? Se sim conte-nos qual o seu conhecimento ou experiência sobre ele.

Se nunca ouviu falar, ou desconheces, nessa breve apresentação qual a sua opinião inicial? achas interessante? Faça alguma comentário e /ou sugestão para que possamos
abordar na próxima postagem.


Referências:

https://mail.google.com/mail/u/0/?tab=wm#inbox/FMfcgxwCgCKbnmXJdlMpSLXBSJhqzgrR?pr
ojector=1&messagePartId=0.1

https://www.roche.com.br/home/por-dentro-da-roche/entenda-como-funcionam-os-
medicamentos-biologicos.html

3 comentários:

Cleovâni Böhmer; Marcelo Sá disse...

Desde a criação da primeira insulina humana utilizando esta técnica, na década de 1980, muitos avanços e descobertas nesta área foram feitas. Certamente este é um campo vasto e promissor para o desenvolvimento de novos fármacos.

Joice, Raquel disse...

Sem dúvidas, esses medicamentos constituem uma fonte de inovação da indústria farmacêutica, porém, por sua complexidade de produção ser a partir de células vivas podem apresentar alto custo de aquisição.

Dani Bruno disse...

O objetivo é gerar competição entre os laboratórios e estimulá-los a acelerar a transferência de tecnologia para alcançar a produção 100% nacional. As medidas serão anunciadas nesta terça-feira (18) em Brasília, pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, durante encontro do Grupo Executivo do Complexo Industrial da Saúde (Gecis), que reúne os principais atores da indústria farmacêutica nacional além de seis ministérios, a Anvisa, Fundação Oswaldo Cruz e do Banco Nacional do Desenvolvimento Social (BNDES).

Postar um comentário

Comparação entre técnicas de granulação via úmida: leito fluidizado x alto cisalhamento.

            A granulação pode ser realizada por diferentes tecnologias as quais se diferenciam essencialmente nas metodologias utilizadas e,...