Como já vimos em postagens anteriores a Fase I tem
como o principal objetivo descobrir se um novo fármaco é seguro para uso. Para isto, é testada a sua toxicidade em humanos para, assim, dar início de fato à realização
de testes clínicos em pequenos grupos de voluntários saudáveis, onde também é
avaliado o perfil farmacocinético destes medicamentos em estudo. Sobre este
tema em questão trataremos em uma nova postagem.
Para ilustrar um pouco sobre a importância da
toxicidade, abaixo segue uma imagem que ilustra um resumo sobre o assunto.
Mais detalhes sobre o assunto no artigo abaixo:
GONÇALVES, J.A. O CIRCUITO DO MEDICAMENTO: DA MOLÉCULA À FARMÁCIA.
UNIVERSIDADE FERNANDO PESSOA. PORTO. 2011.
4 comentários:
O estudo toxicológico é muito importante, mesmo naqueles medicamentos que se denominam como naturais. Trazer a discussão sobre o tema é de suma importância, muitas pessoas não tem ideia do trabalho da ciência em pesquisar e visualizar as rotas metabólicas dos medicamentos. Como diz o ditado popular a diferença entre o remédio e o veneno é a dose, muitos medicamentos além dos estudos prévios antes de serem colocados a venda precisam sempre de acompanhamento pós liberação e de estudo em caso de suoerdosagem.
Ane
Achei muito válido, o esclarecimento sobre a importância da toxicidade, logo, através dessas informações, sabemos o quão seguro é o fármaco.
Luane Machado.
O grande desafio da toxicologia é estabelecer o uso seguro das substâncias químicas, uma vez que nem todos irão responder as substâncias exatamente da mesma maneira. Importante abordar o tema uma vez que a toxicologia atua na pesquisa e busca de novas drogas e fármacos usados no tratamento e prevenção de diversas doenças, assim como suas consequências para o organismo. / Isabela de Souza
Esse assunto sobre toxicologia é bem importante, é a análise dos efeitos desagradáveis ao organismo, podendo causar grandes problemas. (Gabriela)
Postar um comentário