31 de maio de 2010
Avaliação da adequação técnica de indústrias de medicamentos fitoterápicos e oficinais do Estado do Rio de Janeiro
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232008000700025&lang=pt
Patricia, Luisa ,Girlian, Daniele e Marcus
DENÚNCIA
Também mostra a postura do presidente do Conselho Federal de Farmácia acerca do assunto e da maneira em que a reportagem abordou a situação.
Para mais informações acesse o link com a notícia
Francine B, Francine P, Vanessa, Rodrigo.
30 de maio de 2010
Anvisa institui novas regras para as Farmácias
Fonte: ANVISA
Rumo ao genérico 100% nacional
Confira aqui o diagnóstico do pesquisador Luiz Carlos Dias, que em entrevista, fala da necessidade de se investir em pesquisas no País.
29 de maio de 2010
Tunel do Tempo
Boas Práticas de Dispensação
28 de maio de 2010
Dicas úteis
A United States Pharmacopeial Convention (USP), a National Association of Boards of Pharmacy (NABP), a American Society of Health-System Pharmacists (ASHP) e o Food and Drug Administration (FDA) publicam as recomendações para manipulação de preparações estéreis e não-estéreis. Esses documentos estão disponíveis a partir dos respectivos grupos e associações. Farmacêuticos que trabalham nessa área de atuação devem ter conhecimentos das especificações e realizar leitura cuidadosa desses documentos.
Mas, de uma maneira bastante simplificada, existem passos básicos a serem seguidos na manipulação de qualquer produto farmacêutico:
A. Leia e interprete a prescrição cuidadosamente. Pode ser necessário ou útil consultar o médico e o paciente sobre a intenção do uso de medicamento e sobre as preferências ou limitações do paciente.
B. Observe qualquer informação confusa ou faltante; esclareça, tire conclusões e adicione essa informação na prescrição.
C. Verifique a dose, o regime de dosagem, a forma farmacêutica e a via de administração.
D. Determine previamente a técnica de preparação.
E. Realize cálculos necessários. Se possível, solicite a um colega, por garantia, que verifique os cálculos.
F. Selecione os componentes exigidos.
G. Escolha os equipamentos de manipulação adequados.
H. Usando técnicas recomendáveis, prepare o produto.
I. Realize os procedimentos de controle de qualidade.
1. Realize sempre a inspeção visual do produto.
2. Quando possível, faça medidas como variação do peso da cápsula ou medida de pH.
3. Em todos casos, o paciente deve ser orientado para que observe alguma mudança na aparência do produto, a qual possa indicar a ocorrência do instabilidade física, degradação química ou crescimento microbiano. O paciente deve ser orientado a contatar o farmacêutico quando observar alguma dessas alterações.
J. Escolha um recipiente adequado e acondicione a preparação.
Fonte: Thompson, Judith E. – A Prática Farmacêutica na Manipulação de Medicamentos – Ed. Artmed – S. Paulo (SP), 2006.
27 de maio de 2010
XX Congresso Pan-Americano de Farmácia
Os palestrantes da noite, o presidente do Conselho Federal de Farmácia, Jaldo de Souza Santos, e a governadora do Estado, Yeda Crusius (por meio de videoconferência), ressaltaram a oportunidade da qualificação a profissionais e estudantes do setor.
A solenidade encerrou-se com a palestra do presidente da International Pharmaceutical Federation, Kamal Midha. Ele enfatizou que, aos poucos, a sociedade passa a compreender o papel social do farmacêutico e a necessidade da assistência farmacêutica. Segundo Midha, esse avanço no conceito da profissão contribui para que o profissional não seja apenas encarado como gestor de medicamentos.
Temas muito interesantes em várias áreas do conhecimento farmacêutico pautaram as discussões no dia de hoje, no Centro de Eventos da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, além de vários contatos e acertos na feira de negócios, que envolve cerca de 60 expositores da cadeia farmacêutica.
Características Gerais de uma Inspeção para obtenção de Certificado de Boas Práticas de Produção Farmacêutica
http://www.boaspraticasfarmaceuticas.com.br/includes/Caracter%C3%ADsticas%20Gerais%20de%20uma%20Inspe%C3%A7%C3%A3o.doc
26 de maio de 2010
Apresentação do Trabalho do Blog Farmacotécnico
No dia 26 de maio às 13h um dos editores do blog Farmacotécnico, Gabriel Hertzog, apresentou o trabalho "Blogs: Ambiente de Construção Cooperativa do Conhecimento na Área Farmacêutica".
O objetivo do trabalho foi o de investigar a utilização do blog como recurso pedagógico no ensino da farmácia.
No período estudado o blog teve um total 4.500 pageviews, de 17 países diferentes. Sendo que a comunidade brasileira foi a que mais participou do blog, representando 96,6% do número total de acessos. Estas visitas foram realizadas a partir de 151 cidades diferentes.
Tendo em vista que o blog foi criado no primeiro semestre de 2009, as ferramentas de busca na internet representam até o momento 59,6% do tráfego. Entretanto, a medida que o blog Farmacotécnico começa a ser reconhecido na comunidade virtual, o acesso direto vem crescendo, o que pode ser verificado pelo percentual encontrado de 19,1%. Em comparação aos sites de tamanho e proposta similares, o blog Farmacotécnico, apresenta um percentual de acessos 122,5% superior a estes.
Baseado nestes resultados e nos comentários postados pelos usuários, é possível identificar ainda, pelas palavras chaves utilizadas no acesso ao blog, que este vem demonstrando ser uma ferramenta importante na construção do conhecimento, pois como permite a conexão entre conteúdo e escrita, vem rompendo as barreiras da sala de aula e a barreira espaço/tempo, permitindo a discussão e a comunicação em escala global.
Começa o XX Congresso Pan americano de Farmácia
Segundo informações da organização do evento o congresso é o segundo maior evento mundial do setor, e encerrou as inscrições com mais de 1,5 mil pessoas inscritas oriundos de 36 países.
O evento contou com mais de 800 trabalhos científicos inscritos, sendo que destes 600 foram selecionados para apresentação em banner e outros 56 para a forma oral. Dentre estes o trabalho do blog Farmacotécnico, que será apresentado hoje, dia 26 de maio, às 13 horas.
Será uma ótima oportunidade para troca de experiências, e aprendizado, uma vez que além de contar com palestras e cursos de excelente qualidade, paralelamente ao congresso, haverá uma feira de negócios com as principais empresas da cadeia farmacêutica. Dezenas de empresários do setor terão a oportunidade de divulgar produtos, serviços e soluções em geral.
25 de maio de 2010
Avaliação do Certificado de BPF expedido pela Anvisa
Mas um dos dados mais impressionantes encontrados foi que 52,4% não possuem e nunca possuíram certificação de boas praticas de fabricação, que é de extrema importância, pois são eles que determinam que os processos de fabricação de medicamentos estejam dentro dos padrões de qualidade exigidos, determinam os pontos críticos do processo, o armazenamento adequado, qualidade entre outros.
Devido a essa grande quantidade de suspensões em função do desvio da qualidade, fica uma pergunta, será que a fiscalização está mais eficiente no Brasil, ou será que os registros dos produtos estão sendo concedidos de formas ineficientes, o que eleva o número de casos com desvio de qualidade?
Fonte: Pharmacia Brasileira, número 74 janeiro/fevereiro 2010
Túnel do Tempo
Estes instrumentos eram mais rústicas, mas se tratavam das precursoras das nossas modernas máquinas.
Para você ler mais e conhecer como elas eram no final do século XIX e começo do século XX, acesse o Link:
http://www.museufarmacianiteroi.com.br/seculo_20.php
Fonte: Museu da farmacia Niterói
Marcus, Patricia, Daniele, Girlian, Luisa.
Medicamentos genéricos, similares, de referência, manipulados e fitoterápicos. Diferenças que podem afetar a sua saúde!
24 de maio de 2010
AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE COMPRIMIDOS DE PROPRANOLOL E ENALAPRIL
http://www.abrasco.org.br/cienciaesaudecoletiva/artigos/artigo_int.php?id_artigo=5130
postado por Sabrina, Vinicius, Margarete, Tais
Confiabilidade e Garantia da Qualidade dos Genéricos
http://www.anvisa.gov.br/hotsite/genericos/profissionais/confiabilidade.htm
postado por Sabrina, Vinicius, Taís, Margarete
Legislação de Boas Práticas de Fabricação
http://www.anvisa.gov.br/legis/resol/2002/275_02rdc.htm
Sabrina, Margarete, Vinicius e Tais
Validação de Processos
Caso você tenha interesse em conhecer um pouco mais sobre o assunto, pode acessar os links abaixo.
LEIA MAIS:
http://www.scribd.com/doc/16535523/RELATORIO-DE-VALIDACAO-DE-PROCESSO-2
http://www.slideshare.net/heltonsantos/validao-de-processos-farmacuticos
Em outras postagens iremos conduzí-los a artigos referentes a área. Para que assim possamos fomentar a discussão a cerca destes assuntos.
Francine B, Francine P, Rodrigo, Vanessa
Tunel do Tempo
Sistema de Satisfação nas Farmácias
O artigo é muito interessante, já que não tínhamos nenhum sistema de satisfação, mas não seria mais proveitoso se o Brasil tivesse assistência farmacêutica em todas suas farmácias/drogarias? Ou devemos nos perguntar se este "novo" questionário é realmente útil, já que diversos estabelecimentos comerciais já se utilizam deste sistema mas o público que realmente utiliza o serviço é mínimo e estatisticamente desprezado.
Link do Artigo
Túnel do Tempo
O Enovid foi o primeiro anticoncepcional lançado no mercado. E por incrível que pareça não tinha contraindicações!!
Você quer conhecer mais sobre este produto acesse o link:
http://www.mum.org/enov60b.htm - brochura sobre o enovid
23 de maio de 2010
Aplicação do sistema de gestão da qualidade BPF (boas práticas de fabricação) na indústria de produtos farmacêuticos veterinários
link: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2007000200014〈=pt
Postado por: Sabrina, Vinicius, Taís e Margarete
BOAS PRATICAS DE FABRICAÇÃO
Aborda o assunto de uma maneira tal, envolvendo as esferas do governo, fabricante, dispensador/distribuidor com suas respectivas responsabilidades, bem como o objetivo das BPF'S.
Link: http://www.garantiadaqualidade.com.br/boas_praticas_fabricacao.htm
Dniele,Girlian,Luisa,Marcus,Patricia
Validação na indústria farmacêutica
Aborda alguns equipamentos utilizados para a validação e os objetivos da mesma.
Leia mais:
http://www.hannabrasil.com/noticias-artigos-e-dica-do-mes/noticias/276-validacao-na-industria-farmaceutica
Daniele,Girlian,Luisa,Marcus,Patricia
21 de maio de 2010
Uso de Controle Estatístico de Processo (CEP)
www.revbrasfarma.org.br/edcoes/pdf/2004/v85n32004/pag115a119p
Patricia, Luisa, Girlian,Marcus e Daniele
20 de maio de 2010
Pré-requisitos para implementação do sistema APPCC
Boas Práticas de Fabricação (BPF) e Procedimentos Padrão de Higienização Operacional (PPHO) são Programas Pré-requisitos (PPRs) para implementação do sistema APPCC, sendo, em função para garantir qualidade na indústria de alimentos.
É um programa utilizado para controlar processos e procedimentos de condições operacionais para facilitar a operação de alimentos inócuos, e abrange procedimentos relacionados à utilização das instalações, recepção e armazenamento, manutenção de equipamentos, treinamento e higiene dos trabalhadores, limpeza e desinfecção, controle de pragas e devolução de produtos.
Com o objetivo de fornecer ao consumidor produtos semelhantes aos comercializados frescos e, ao mesmo tempo, garantir a sua segurança e manter a qualidade nutricional e sensorial etc....
link:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-20612006000100018&lang=pt
postado por Sabrina, Vinicius, Taís, Margarete
19 de maio de 2010
Produção de medicamentos no Brasil
Neste artigo, podemos ver que os medicamentos são usados tanto para o alívio de dores, quanto pora salvar vidas, por isso é tão importante sua fabricação.
Cada vez mais, os medicamentos estão mais seguros e eficazes, e com isso podem aumentar a qualidade de vida da população.
A produção e o mercado de medicamentos no Brasil, está gradativamente melhorando, além disso, existem, aproximadamente quatrocentas empresas farmacêuticas no Brasil. Esse fato faz com que o Brasil se destaque entre os países em desenvolvimento.
Através do artigo podemos conhecer um pouco mais sobre:
- A Política Nacional de Medicamentos;
- A ausência de mecanismo de articulação e coordenação entre gestores;
- A natureza jurídica dos laboratórios;
- A falta de investimentos em P&D;
- O papel dos laboratórios oficiais;
18 de maio de 2010
Abrangência da Validação em Indústrias Farmacêuticas
Fonte: http://www.sfiec.org.br/palestras/competitividade/Valida%C3%A7%C3%A3o_S%C3%B3lidos_Orais_arquivos/frame.htm
O caminho da competitividade passa pela obtenção da qualidade.
Esta afirmação torna-se evidente pelo fato de que inúmeros países, aí incluídos os ricos e desenvolvidos, bem como os desejosos de melhorar sua posição relativa no cenário mundial, possuem programas governamentais voltados para o estímulo e capacitação de suas organizações no que diz respeito a produtividade e melhoria contínua de suas operações.
A gestão integrada pela qualidade e produtividade tornou-se incontestavelmente uma necessidade para qualquer organização que deseja sobreviver no mercado atual.
As transformações exigidas pela modernidade estão apontam para uma nova relação entre trabalho, gestão, aprendizagem e capacidade de as pessoas contribuírem individualmente para os resultados, a partir da adoção de uma visão mais abrangente e integrada sobre as transformações que ocorrem na produção e comercialização de bens e serviços para satisfação das necessidades de sobrevivência pessoal e da própria qualidade de vida na sociedade.
No link abaixo está disponível um texto bem interessante sobre qualidade, de autoria de Antônio Lázaro Conte e Gislene Regina Durski.
Para acessar o link clique aqui
17 de maio de 2010
Apreensão de Medicamentos Genéricos
Fonte: g1.globo.com
15 de maio de 2010
8 de maio de 2010
Túnel do Tempo
O produto "Heroin" desenvolvido e comercializado pela Bayer Pharmaceutical no início do século passado, era utilizado entre outras indicações, para alívio da tosse.
4 de maio de 2010
VI ENCONTRO DE COORDENADORES DE CURSOS DE FARMÁCIA
No encontro foram discutidos diversos temas, tendo como base a relação entre o saber e o fazer farmacêutico, avaliando a prática profissional e a sua ligação e integração com o ensino.
A comissão organizadora do encontro explica que está buscando criar fronteiras farmacêuticas baseadas na qualificação, na excelência profissional. Um dos membros da comissão afirma ainda que “É preciso que o ensino na graduação prepare devidamente os novos farmacêuticos, para que eles assumam os seus papéis e os seus espaços nessas fronteiras”.
Apesar das novas Diretrizes Curriculares Nacionais, para o ensino farmacêutico na graduação terem sido implantadas em 2002, muitas Universidades e Faculdades ainda não se adaptaram plenamente. Entretanto apesar disso o ensino de graduação vem apresentando uma evolução satisfatória, pois muitas instituições de ensino mudaram as suas metodologias de ensino, introduziram ao currículo conhecimentos em outras áreas, como antropologia e psicologia. E ainda passaram a focar o seu conteúdo no paciente e não apenas na doença e no medicamento.
Estas mudanças já vem apresentando sinais de mudança, pois tem crescido o reconhecimento pela sociedade e pelos gestores públicos e privados da importância que os cursos de Farmácia representam para o contexto sanitário brasileiro.
Prova disso é o registro que o CFF faz, de que muitos gestores (Secretários Municipais de Saúde ou responsáveis por farmácias públicas) estão buscando estabelecer parcerias com as Universidades.
São iniciativas assim focadas na qualidade do serviço farmacêutico, que devem ser seguidas e fortalecidas de forma a valorizar e consolidar a participação destes profissionais nas equipes multidisciplinares de Saúde.
Aché lança medicamento 100% nacional
O laboratório Aché anunciou o lançamento do Sintocalmy, o segundo produto que desenvolve totalmente com a biodiversidade brasileira. O primeiro foi o Acheflan.
A Eurofarma também prepara um medicamento anti-inflamatório e analgésico, seguindo os mesmos princípios.
As duas iniciativas são exemplos de que a variedade de plantas brasileiras, pela qual as farmacêuticas multinacionais não se interessam, pode ganhar fôlego no setor produtivo.
É público e notório que existe expertise disponível na academia, mas da mesma forma, sabe-se que pelos mais diversos fatores, este conhecimento muitas vezes está voltado quase exclusivamente para o ensino e para a pesquisa, atuando pouco na lógica de interação com as indústrias ou na prestação de serviços ao setor empresarial.
Para isso, é preciso uma integração maior com as universidades, de forma a promover o desenvolvimento de uma cadeia intermediária do processo de descoberta de fármacos, que só agora começa a se desenvolver no país.
Comparação entre técnicas de granulação via úmida: leito fluidizado x alto cisalhamento.
A granulação pode ser realizada por diferentes tecnologias as quais se diferenciam essencialmente nas metodologias utilizadas e,...
-
O uso de fitoterápicos pode ser uma opção natural para aliviar os sintomas da menopausa, no entanto, é importante lembrar que cada mulher é...
-
A seleção de animais para testes é uma prática complexa, influenciada por diversos fatores. Em pesquisas, por exemplo, a escolha muitas vez...