26 de maio de 2010

Apresentação do Trabalho do Blog Farmacotécnico

No dia 26 de maio às 13h um dos editores do blog Farmacotécnico, Gabriel Hertzog, apresentou o trabalho "Blogs: Ambiente de Construção Cooperativa do Conhecimento na Área Farmacêutica".


O objetivo do trabalho foi o de investigar a utilização do blog como recurso pedagógico no ensino da farmácia.


No período estudado o blog teve um total 4.500 pageviews, de 17 países diferentes. Sendo que a comunidade brasileira foi a que mais participou do blog, representando 96,6% do número total de acessos. Estas visitas foram realizadas a partir de 151 cidades diferentes.

Tendo em vista que o blog foi criado no primeiro semestre de 2009, as ferramentas de busca na internet representam até o momento 59,6% do tráfego. Entretanto, a medida que o blog Farmacotécnico começa a ser reconhecido na comunidade virtual, o acesso direto vem crescendo, o que pode ser verificado pelo percentual encontrado de 19,1%. Em comparação aos sites de tamanho e proposta similares, o blog Farmacotécnico, apresenta um percentual de acessos 122,5% superior a estes.

Baseado nestes resultados e nos comentários postados pelos usuários, é possível identificar ainda, pelas palavras chaves utilizadas no acesso ao blog, que este vem demonstrando ser uma ferramenta importante na construção do conhecimento, pois como permite a conexão entre conteúdo e escrita, vem rompendo as barreiras da sala de aula e a barreira espaço/tempo, permitindo a discussão e a comunicação em escala global.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comparação entre técnicas de granulação via úmida: leito fluidizado x alto cisalhamento.

            A granulação pode ser realizada por diferentes tecnologias as quais se diferenciam essencialmente nas metodologias utilizadas e,...