28 de maio de 2010

Dicas úteis


A United States Pharmacopeial Convention (USP), a National Association of Boards of Pharmacy (NABP), a American Society of Health-System Pharmacists (ASHP) e o Food and Drug Administration (FDA) publicam as recomendações para manipulação de preparações estéreis e não-estéreis. Esses documentos estão disponíveis a partir dos respectivos grupos e associações. Farmacêuticos que trabalham nessa área de atuação devem ter conhecimentos das especificações e realizar leitura cuidadosa desses documentos.
Mas, de uma maneira bastante simplificada, existem passos básicos a serem seguidos na manipulação de qualquer produto farmacêutico:

A. Leia e interprete a prescrição cuidadosamente. Pode ser necessário ou útil consultar o médico e o paciente sobre a intenção do uso de medicamento e sobre as preferências ou limitações do paciente.
B. Observe qualquer informação confusa ou faltante; esclareça, tire conclusões e adicione essa informação na prescrição.
C. Verifique a dose, o regime de dosagem, a forma farmacêutica e a via de administração.
D. Determine previamente a técnica de preparação.
E. Realize cálculos necessários. Se possível, solicite a um colega, por garantia, que verifique os cálculos.
F. Selecione os componentes exigidos.
G. Escolha os equipamentos de manipulação adequados.
H. Usando técnicas recomendáveis, prepare o produto.
I. Realize os procedimentos de controle de qualidade.
1. Realize sempre a inspeção visual do produto.
2. Quando possível, faça medidas como variação do peso da cápsula ou medida de pH.
3. Em todos casos, o paciente deve ser orientado para que observe alguma mudança na aparência do produto, a qual possa indicar a ocorrência do instabilidade física, degradação química ou crescimento microbiano. O paciente deve ser orientado a contatar o farmacêutico quando observar alguma dessas alterações.
J. Escolha um recipiente adequado e acondicione a preparação.

Fonte: Thompson, Judith E. – A Prática Farmacêutica na Manipulação de Medicamentos – Ed. Artmed – S. Paulo (SP), 2006.

2 comentários:

francine pazutti disse...

Muito importante essas dicas uteis...mas ao mesmo tempo ficamos pensando:sera que é feito tudo isso em todas as farmacias?
onde fala que o paciente deve ser orientado para que observe alguma mudança, isso porem eu nunca vi acontecer.Por isso esse assunto é bom para nós novos farmaceuticos, para podermos saber e praticar.

Marcus Monteiro disse...

Regras Existem!!! Mas....aqui no Brasil onde tudo se dá um jeitinho, no ramo farmacêutico onde o que se visa principalmente é o comércio e o lucro, fica a dúvida quanto a integridade de algumas empresas!

Postado por: Marcus, Daniele, Luisa, Patricia e Girlian

Postar um comentário

Comparação entre técnicas de granulação via úmida: leito fluidizado x alto cisalhamento.

            A granulação pode ser realizada por diferentes tecnologias as quais se diferenciam essencialmente nas metodologias utilizadas e,...