4 de maio de 2010

VI ENCONTRO DE COORDENADORES DE CURSOS DE FARMÁCIA

O editor do blog Farmacotécnico, Prof. Fabian Primo, esteve em Brasília, no período de 28 a 30 de abril do corrente ano, participando do VI ENCONTRO NACIONAL DE COORDENADORES DE CURSOS DE FARMÁCIA – que teve como tema “Educação Farmacêutica e o Exercício Profissional”.

No encontro foram discutidos diversos temas, tendo como base a relação entre o saber e o fazer farmacêutico, avaliando a prática profissional e a sua ligação e integração com o ensino.

A comissão organizadora do encontro explica que está buscando criar fronteiras farmacêuticas baseadas na qualificação, na excelência profissional. Um dos membros da comissão afirma ainda que “É preciso que o ensino na graduação prepare devidamente os novos farmacêuticos, para que eles assumam os seus papéis e os seus espaços nessas fronteiras”.

Apesar das novas Diretrizes Curriculares Nacionais, para o ensino farmacêutico na graduação terem sido implantadas em 2002, muitas Universidades e Faculdades ainda não se adaptaram plenamente. Entretanto apesar disso o ensino de graduação vem apresentando uma evolução satisfatória, pois muitas instituições de ensino mudaram as suas metodologias de ensino, introduziram ao currículo conhecimentos em outras áreas, como antropologia e psicologia. E ainda passaram a focar o seu conteúdo no paciente e não apenas na doença e no medicamento.

Estas mudanças já vem apresentando sinais de mudança, pois tem crescido o reconhecimento pela sociedade e pelos gestores públicos e privados da importância que os cursos de Farmácia representam para o contexto sanitário brasileiro.

Prova disso é o registro que o CFF faz, de que muitos gestores (Secretários Municipais de Saúde ou responsáveis por farmácias públicas) estão buscando estabelecer parcerias com as Universidades.

São iniciativas assim focadas na qualidade do serviço farmacêutico, que devem ser seguidas e fortalecidas de forma a valorizar e consolidar a participação destes profissionais nas equipes multidisciplinares de Saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comparação entre técnicas de granulação via úmida: leito fluidizado x alto cisalhamento.

            A granulação pode ser realizada por diferentes tecnologias as quais se diferenciam essencialmente nas metodologias utilizadas e,...