25 de maio de 2010

Avaliação do Certificado de BPF expedido pela Anvisa

Uma pesquisa realizada através do portal da ANVISA na área de legislação sobre suspensão de fabricação, distribuição, venda e usos de produtos farmacêuticos, ocorrida durante o período de outubro de 2004 e outubro de 2007 analisou 225 resoluções, envolvendo 167 empresas. E concluiu que a maior parte destas resoluções (46,2%) tem como objeto a suspensão da fabricação, seguido da suspensão da comercialização (21,3%) e a suspensão da importação (14,7%). A maior causa dessas suspensões é porque os produtos foram reprovados em ensaios de controle de qualidade (22,7%), seguido pela falta de registro do produto (21,3%).

Mas um dos dados mais impressionantes encontrados foi que 52,4% não possuem e nunca possuíram certificação de boas praticas de fabricação, que é de extrema importância, pois são eles que determinam que os processos de fabricação de medicamentos estejam dentro dos padrões de qualidade exigidos, determinam os pontos críticos do processo, o armazenamento adequado, qualidade entre outros.
Devido a essa grande quantidade de suspensões em função do desvio da qualidade, fica uma pergunta, será que a fiscalização está mais eficiente no Brasil, ou será que os registros dos produtos estão sendo concedidos de formas ineficientes, o que eleva o número de casos com desvio de qualidade?

Fonte: Pharmacia Brasileira, número 74 janeiro/fevereiro 2010

Um comentário:

Girlian, Luisa, Patricia, Marcus, Danielle disse...

O artigo trata de um problema muito frequente na produção de produtos farmaceuticos que ocorre devido á falta de algumas empresas seguirem as boas praticas de fabricação.

Postar um comentário

Comparação entre técnicas de granulação via úmida: leito fluidizado x alto cisalhamento.

            A granulação pode ser realizada por diferentes tecnologias as quais se diferenciam essencialmente nas metodologias utilizadas e,...