20 de maio de 2010

Pré-requisitos para implementação do sistema APPCC

O artigo fala de boas praticas de fabricação na área de alimentos.
Boas Práticas de Fabricação (BPF) e Procedimentos Padrão de Higienização Operacional (PPHO) são Programas Pré-requisitos (PPRs) para implementação do sistema APPCC, sendo, em função para garantir qualidade na indústria de alimentos.

É um programa utilizado para controlar processos e procedimentos de condições operacionais para facilitar a operação de alimentos inócuos, e abrange procedimentos relacionados à utilização das instalações, recepção e armazenamento, manutenção de equipamentos, treinamento e higiene dos trabalhadores, limpeza e desinfecção, controle de pragas e devolução de produtos.

Com o objetivo de fornecer ao consumidor produtos semelhantes aos comercializados frescos e, ao mesmo tempo, garantir a sua segurança e manter a qualidade nutricional e sensorial etc....
link:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-20612006000100018&lang=pt
postado por Sabrina, Vinicius, Taís, Margarete

Um comentário:

Aline, Bruna, Fernanda e Gabriela disse...

É muito interessante pensarmos nas boas práticas na área de alimentos, pois muitas vezes nos direcionamos apenas para o produto final e esquecemos, por exemplo, da manutenção dos equipamentos e o treinamento dos trabalhadores. Com a leitura do artigo, fica fácil entender a importância de todos os pré-requisitos adotados, a fim de garantir a qualidade na indústria de alimentos.

Postar um comentário

Comparação entre técnicas de granulação via úmida: leito fluidizado x alto cisalhamento.

            A granulação pode ser realizada por diferentes tecnologias as quais se diferenciam essencialmente nas metodologias utilizadas e,...