26 de abril de 2018

Controle do Câncer de Mama Hormônio Positivo


Nas cirurgias de retirada de células cancerosas, são realizadas análises para se verificar se têm receptores de estrogênio ou progesterona. Os cânceres são denominados receptores hormonais positivos ou receptores hormonais negativos com presença (ou não) desses receptores. Quando esses hormônios se ligam a esses receptores eles ‘alimentam’ o câncer.


Em quase 80% das mulheres que têm câncer de mama é possível identificar a presença do receptor hormonal nas células do tumor. Isto faz com que o câncer cresça estimulado pelos hormônios femininos normais. Existem hoje algumas estratégias para impedir esse crescimento, uma é bloquear a fabricação de hormônios com os medicamentos da classe dos inibidores da aromatase. A segunda estratégia é bloquear o receptor do hormônio usando o medicamento Tamoxifeno.
Resultado de imagem para imagens cancer de mamaUma das alterações mais importantes do câncer de mama hormônio positivo, recentemente identificada, foi a função muito aumentada de proteínas que estimulam as células a crescer e se multiplicar, conhecidas como CDK 4 e 6. 
O Palbociclib (nome comercial Ibrance) é um medicamento que age justamente bloqueando a ação destas proteínas. Médicos e pesquisadores, depois de verificarem sua segurança e grande eficácia em laboratório, iniciaram uma série de estudos com pacientes, estudo este apelidado de PALOMA.  No terceiro estudo desta série, o PALOMA-3, o medicamento foi oferecido, em conjunto com o Fulvestran, para mulheres com câncer de mama já espalhado para outros órgãos, que tivessem sido tratadas com pelo menos dois outros medicamentos e que, mesmo assim, apresentassem crescimento do tumor.
Os resultados foram impressionantes, o controle do câncer de mama mais do que duplicou quando o os dois medicamentos (Fulvestran e Palbociclib) são feitos em conjunto. Na realidade o tempo de controle quase que triplica com a combinação. Atualmente este medicamento está aprovado para uso nos Estados Unidos e Europa. No Brasil, o Ibrance (Palbociclibe) foi liberado pela Anvisa em 5 de Fevereiro de 2018 (FONTE Pfizer)

Para maiores informações indicamos a leitura dos seguintes estudos:

10 comentários:

Andressa disse...

Muito importante esses testes realizados com novos fármacos, pois sabemos que com a tecnologia, o câncer tem muita chance de ser curado ou controlado e o paciente ter sua vida normal. Espera-se que cada vez mais, os medicamentos possam ser testados e aprovados, com comprovação da sua eficácia, pois o câncer de mama é um dos mais frequentes nas mulheres na atualidade e com isso seja reduzido significativamente o mesmo.

Karoline Souza disse...

Muito legal o estudo deste novo medicamento! O câncer infelizmente ainda é uma doença de tratamento complicado e muito traumático para os pacientes e cada descoberta que auxilie a eliminar causando poucos efeitos adversos no paciente é realmente uma vitória.
Não conhecia a pesquisa de receptores hormonais nos tumores, ótima linha de pesquisa para medicamentos.

Unknown disse...

Realmente é um assunto muito interessante e bom de ser estudado. O câncer ele é considerado a segunda doença que mais mata e todo seu tratamento infelizmente não é um processo nada fácil. Mas agora com este estudo de um novo medicamento, abre-se portas para tratamentos menos dolorosos e que tenham resultamos positivos.

Justine Di Primio disse...

Muito interessante este tema, já que aborda o câncer que é mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, de maneira a mostrar um bom resultado com um medicamento recente. Isso é a prova de que com estudo/pesquisas, é possível muitas melhoras nas terapias de patologias mais graves, como neste caso!

Daiane Madeira Huber disse...

Incrível essa linha de pesquisa ! Para quem sofre com a doença é mais um ponta de esperança.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...


Bianca, Michelle, Valeska disse...

Como visto no estudo foram observadas melhoras de maneira geral e todos os estudos apontam para uma melhora discreta nos índices de cura e juntamente com os efeitos adversos atenuados, proporcionam novas esperanças para quem sofre com a doença.

Valeska Ollé

Virgínia Cantarelli disse...

Muito interessante este assunto, o câncer é algo muito agressivo. Mais estudos devem ser feitos com o objetivo de encontrar a cura ou controlar esta doença. Ótimo saber que este medicamento teve bons resultados no controle do câncer de mama.

Unknown disse...

Assunto de extra importância para a população, pois o câncer e uma doença silenciosa,nos mostra um novo medicamento testado e aprovado com perspectivas de melhora e tratamento para a população.
Silvana T

Unknown disse...

O câncer de mama é um dos mais frequentes entre as mulheres do mundo, e se detectado precocemente tem grande chances de cura. Todo estudo feito em cima desta doença é de grande importância para a qualidade de vida das pacientes, principalmente quando os resultados, como neste estudo, são positivos e tem efeitos benéficos durante o tratamento, evitando assim que a doença se espalhe e que as pacientes possam ter um vida, dentro do possível, "normal".
Michelle Braatz

Postar um comentário

Comparação entre técnicas de granulação via úmida: leito fluidizado x alto cisalhamento.

            A granulação pode ser realizada por diferentes tecnologias as quais se diferenciam essencialmente nas metodologias utilizadas e,...