8 de abril de 2018

Desenvolvimentos de Fármacos- Avanços e Perspectivas

''A descoberta e o desenvolvimento de fármacos é um processo multidisciplinar de elevada complexidade e envolve alto custo e longo prazo para execução. Além disso, novos paradigmas provenientes do avanço tecnológico frequentemente afetam e influenciam de modo decisivo este processo. Considerando-se as diversas etapas envolvidas nas fases pré-clínica e clínica são necessários de 10 a 15 anos, prevalecendo uma taxa de insucesso normalmente superior a 95% e investimentos em torno de US$ 1,8 bilhões, segundo alguns estudos''. 

Existem diversas criticas da comunidade cientifica, uma vez que estes estudos não consideram a significativa contribuição da pesquisa na academia e em institutos de pesquisa, que contam com o financiamento governamental. Assim, podemos dizer que um consenso bem estabelecido pode ajudar na produtividade de estágios iniciais de pesquisa resultando em uma economia e contribuindo na redução do tempo de descoberta. Para isto, diversas estratégias são utilizadas, ressaltando-se as metodologias computacionais de Quimioinformática e Bioinformática. 
Mesmo que  o desenvolvimento de fármacos, na grande maioria das situações, envolva a identificação inicial de ligantes, um aspecto de particular relevância que tem apresentado excelentes resultados nos últimos anos é o reposicionamento de fármacos. Além disso, com a grande vantagem de gerenciamento de extensas bases de dados biológicos através de programas computacionais avançados, torna-se possível acelerar estudos visando identificar novas e possíveis aplicações para fármacos aprovados pelas agências de regulação. Isto representa uma particular vantagem em termos de inovação na farmacoterapia de doenças raras e negligenciadas. 

http://www.ictq.com.br/industria-farmaceutica/384-desenvolvimento-de-farmacos-avancos-e-perspectivas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comparação entre técnicas de granulação via úmida: leito fluidizado x alto cisalhamento.

            A granulação pode ser realizada por diferentes tecnologias as quais se diferenciam essencialmente nas metodologias utilizadas e,...