7 de abril de 2018

Importância da Transparência na Pesquisa Clínica


Uma nova droga para ser liberada para a população, passa por uma seria de estudos para ser comprovada sua eficácia, segurança, efeito colaterais, entre outros.
Os estudos se iniciam na fase pré-clínica – testes em animais – e após passam para a fase clínica – teste em humanos -, onde se divide em fase I, II e III.
Toda a pesquisa clínica passa por um comitê de ética e deve estar de acordo com todas as regulamentações para a realização do mesmo.
Mas, nem sempre tudo sai como o esperado. Já ocorreram casos onde a fase pré-clínica foi um sucesso e quando chegou na fase I da pesquisa, onde se testa a droga em pessoas sadias, esta apresentou efeitos colaterais inesperados.
Um caso ocorreu na França em 2016, onde um voluntario teve morte cerebral após o teste com a nova droga.
Existem plataformas como o Clinical Trials e o Rebec, que são uma base de dados onde os estudos clínicos devem ser registrados antes do seu início. Um dos objetivos é conseguir saber como foi o estudo, se positivo ou negativo. O termino da pesquisa deve ser informado para a plataforma que está registrado, a partir daí é possível avaliar se as conclusões batem com os objetivos iniciais. Com isso, impede que os pesquisadores modifiquem os objetivos após terem as conclusões e possibilita que novos pesquisadores fiquem a par de determinada pesquisa, podendo avaliar os acertos e os erros nela contida.

Para mais informações sobre o assunto:



6 comentários:

Unknown disse...

Como citado na matéria, acredito que os resultados dos estudos pré-clínicos deveriam ser publicados abertamente, assim se evitariam outras tragédias, e todos os resultados deveriam ser publicados também, pois, outros pesquisadores teriam acesso à informações que poderiam auxiliar seus experimentos.

Valeska Ollé

Anônimo disse...

É importante que todos os passos e resultados da pesquisa sejam abertos para livre consulta e acompanhamento do andar da pesquisa. A transparência da pesquisa nos mostra o quanto sério é o estudo. Este acompanhamento por parte dos órgãos regulatórios é de suma importância para se evitar que pesquisadores de má fé alterem resultados e objetivos de seus estudos.

Alexandre Pagel

Unknown disse...

É muito necessário que haja transparência nas pesquisas para que a população e os órgãos competentes possam verificar quaisquer informações acerca do medicamento ou substância, pois infelizmente a negligência pode custar caro ao paciente e em caso de algum transtorno envolvendo paciente e medicamentos qualquer informação é util para ajudar a salvar uma vida. Além disso, a transparência e imprescindível para que se evitem fraudes por parte da empresa, o que é uma realidade mesmo com todas a regularizações.

Fernanda Kegles disse...

Cada fase de uma pesquisa clínica é de suma importância para evitar que casos como esse ocorrido na França, ou como da isotretinoína e a talidomida, venham a ocorrer. Além disso, essas plataformas, como as citadas no texto, podem auxiliar a evitar fraudes, e permitem que outros pesquisadores acompanhem os estudos.

Fernanda Kegles disse...

Cada fase de uma pesquisa clínica é de suma importância para evitar que casos como esse ocorrido na França, ou como da isotretinoína e a talidomida, venham a ocorrer. Além disso, essas plataformas, como as citadas no texto, podem auxiliar a evitar fraudes, e permitem que outros pesquisadores acompanhem os estudos.

Unknown disse...

Eu acho muito interessante estas pesquisas clínicas e sem dúvidas toda droga deve passar por estes testes antes de sua liberação. E também é de suma importância que os estudos sejam publicados para os pesquisadores terem o controle de como está ocorrendo.

Postar um comentário

Comparação entre técnicas de granulação via úmida: leito fluidizado x alto cisalhamento.

            A granulação pode ser realizada por diferentes tecnologias as quais se diferenciam essencialmente nas metodologias utilizadas e,...