26 de abril de 2018

RADIOFÁRMACOS APLICADOS À IMAGEM MOLECULAR EM SPECT/CT E PET/CT


Tomografia computadorizada por emissão de fóton único SPECT (Single photon emission computed tomography) é uma técnica tomográfica de imagem médica para diagnóstico que combina efeitos da medicina nuclear com a tomografia computadorizada.

Para que os diferentes órgãos do nosso corpo possam ser examinados, é necessário fazer com que os materiais radioativos empregados cheguem até os mesmos. Para isso, utilizamos elementos radioativos que apresentam afinidade natural ou que esses elementos estejam ligados a substâncias que possuem afinidade por esses órgãos.  Esta afinidade está relacionada, basicamente, às características fisiológicas desses órgãos ou ao mecanismo de formação da doença.  Uma vez que estes elementos radioativos cheguem aos órgãos de interesse, as radiações emitidas a partir deles são identificadas pelo equipamento e transformadas em imagens que possam ser interpretadas pelos especialistas. Cada exame possui seu medicamento específico que é preparado ou encomendado para o dia do procedimento.
Nesta técnica, um radiofármaco emissor de radiação gama é administrado no paciente, que passa a conter a fonte de irradiação interna ao seu corpo e ele é alojado em uma câmera gama para detecção da radiação e formação das imagens, estes funcionam da seguinte maneira, apresentam afinidades químicas por determinados órgãos do corpo e são utilizados para transportar a substância radioativa para o órgão a ser estudado, o procedimento é chamado cintilografia.
Já na tomografia por emissão de pósitron/tomografia computadorizada – PET/CT (Positron Emitted Tomograph) um radiofármaco com partículas beta + é administrado no paciente, essas partículas reagem com elétrons em sítios específicos do organismo do paciente que informa acerca do estado funcional dos órgãos. As imagens possuem resolução espacial melhor que as cintilografias convencionais e permitem quantificação precisa das concentrações radioativas locais. Imagens com PET podem ser usadas para avaliação quantitativa de condições patológicas (como hipermetabolismo, anticorpo ou ligação de peptídeos às células tumorais).


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comparação entre técnicas de granulação via úmida: leito fluidizado x alto cisalhamento.

            A granulação pode ser realizada por diferentes tecnologias as quais se diferenciam essencialmente nas metodologias utilizadas e,...