22 de abril de 2018

LIXIANA – NOVO ANTICOAGULANTE APROVADO NO BRASIL APÓS ENSAIOS DE FASE III

LIXIANA – NOVO ANTICOAGULANTE APROVADO NO BRASIL
APÓS ENSAIOS DE FASE III


A Anvisa aprovou o registro do medicamento Lixiana (edoxabana), na forma farmacêutica de comprimidos revestidos de 15 mg, 30 mg e 60 mg. O produto é um anticoagulante inédito no país que amplia opções para redução de risco de AVC e tratamento de trombo embolismo venoso.
Os Ensaios Clínicos de fase III realizados com a Lixiana foram:
Randomizados, controlados, multicêntricos, explorando duas estratégias de tratamento com rivaroxabana e uma estratégia de tratamento oral ajustada de antagonista da vitamina K em participantes da pesquisa com fibrilação atrial que foram submetidos a uma intervenção coronária percutânea (tratamento não cirúrgico das obstruções das artérias coronárias por meio de cateter balão). Os testes foram realizados em mais de vinte hospitais e centros de testes clínicos no Brasil.
Comprovada a eficácia da Lixiana, a ANVISA concedeu a autorização para o registro e venda do medicamento, iniciando a fase de farmacovigilância.
As indicações de uso são: redução do risco de acidente vascular cerebral (AVC) ou embolia sistêmica em pacientes adultos com fibrilação atrial não-valvar (FANV). A lixiana também pode ser usada no tratamento de tromboembolismo venoso (TEV) em pacientes adultos, incluindo trombose venosa profunda (TVP) e embolia pulmonar (EP), além de prevenção de TEV recorrente. O medicamento é um inibidor do fator Xa e foi aprovado na forma farmacêutica comprimidos revestidos de 15 mg, 30 mg e 60 mg.
O medicamento será fabricado no Brasil pela empresa Daiichi Sankyo Brasil Farmacêutica Ltda., que também é a detentora do registro do produto na Anvisa. Outros medicamentos para fins semelhantes tiveram seus testes liberados pela ANVISA, também em ensaios clínicos de Fase III. O link a seguir abre a página da ANVISA que mostra os ensaios clínicos aprovados: http://www7.anvisa.gov.br/Datavisa/Consulta_Comunicados/Resultado_Comunicados.asp

Fontes:
http://portal.anvisa.gov.br/noticias?p_p_id=101_INSTANCE_FXrpx9qY7FbU&p_p_col_id=column-2&p_p_col_pos=1&p_p_col_count=2&_101_INSTANCE_FXrpx9qY7FbU_groupId=219201&_101_INSTANCE_FXrpx9qY7FbU_urlTitle=novo-anticoagulante-oral-e-aprovado-no-brasil&_101_INSTANCE_FXrpx9qY7FbU_struts_action=%2Fasset_publisher%2Fview_content&_101_INSTANCE_FXrpx9qY7FbU_assetEntryId=4131620&_101_INSTANCE_FXrpx9qY7FbU_type=content

(Berenice, Rubens e Silvana)

5 comentários:

Unknown disse...

É interessante analisar a passagem dos fármacos na fase III de desenvolvimento, pois esta fase envolvem inúmeros centros como foi citado acima, para comprovarem sua eficácia para que a ANVISA libere a sua comercialização.

Fernanda Kegles disse...

Esse novo anticoagulante oral pode auxiliar muitas pessoas a reduzirem o risco de acidente vascular cerebral (AVC), ou ainda outras doenças relacionadas. Segundo os estudos relacionados para esse medicamento, ele teria uma eficácia comparada à varfarina, outro anticoagulante utilizado na redução do AVC e eventos tromboembólicos, porém com uma menor taxa de sangramento. Agora é importante observar a fase IV desse medicamento, a farmacovigilância, para acompanhar a segurança e eficácia desse produto.

Karoline Souza disse...

Muito interessante a introdução deste novo anticoagulante, visto que apesar de ser uma classe de fármacos já conhecida são sempre necessárias novas opções para tratamento de doenças como o acidente vascular cerebral (AVC) e o infarto agudo do miocárdio (IAM).
Com a aprovação da ANVISA acredito que não demore a se encontrar este medicamento no comércio brasileiro, no entanto seu preço poderá ser um contraponto, visto que pela detenção do registro a empresa terá uma janela temporal para explorar este medicamento da forma que quiser, inclusive cobrando quanto achar que deve.
Vamos aguardar novas informações para saber se será acessível para a população ou apenas restrito a hospitais e etc.

Andressa disse...

Super interessante a inovação desses anticoagulantes, pois com esses novos fármacos, as pessoas tem muito menos risco de sofrer com esses problemas hemorrágicos e menos risco de tromboembolismo que está aparecendo com frequência. Com essa aprovação da ANVISA, logo estará sendo comercializado e com certeza terá muito sucesso, pois irá ajudar milhares de pessoas a reduzir o seu risco de problemas maiores, pois a maioria tem de usar todos os dias, para o resto da vida. Com esses novos ativos, os pacientes tem mais chance também, por exemplo, não se adaptaram com tal e tem a opção de recorrer a esses mais atuais para melhores resultados.

Júlia Araújo e Margoth Bonneau disse...

Cada dia que passa a indústria farmacêutica vem inovando e lançando medicamentos com tendência a melhorar a qualidade de vida de muitas pessoas. Tenho certeza de que a Lixiana irá contribuir com bastante eficácia no dia-a-dia de muitos pacientes, e terá uma grande importancia, assim como os ensaios clínicos de fase III, que ajudam a comprovar a qualidade e eficácia de cada medicamento novo produzido.

Margoth S. Bonneau

Postar um comentário

Comparação entre técnicas de granulação via úmida: leito fluidizado x alto cisalhamento.

            A granulação pode ser realizada por diferentes tecnologias as quais se diferenciam essencialmente nas metodologias utilizadas e,...