16 de abril de 2018

Substâncias radioativas com finalidade diagnóstica ou terapêutica na Medicina Nuclear


          Diante do grande crescimento de diagnósticos relacionados aos radiofármacos, sabe-se que a radiação permite fornecer informações funcionais de diversos órgãos, como o coração, cérebro, rins e ossos, bem como diagnosticar a presença de um tumor e o estágio da doença.
          “Toda a radiação que vem da medicina nuclear é proveniente do paciente. Vai detectar a radiação emitida pelo radiofármaco que está no paciente e as imagens serão registradas através do equipamento em monitores de vídeo”, ressaltou o chefe do Serviço Médico de Medicina Nuclear do Hospital Moinhos de Vento, Gabriel Grossman.
          No Rio Grande do Sul existem 32 serviços autorizados pela Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) a funcionar. Já inserida no Sistema Único de Saúde (SUS), a Medicina Nuclear é classificada como sendo de alta complexidade, o que significa que são procedimentos que envolvem alta tecnologia e custos elevados. A área exige uma equipe multidisciplinar composta por médicos, tecnólogos, físicos-médicos e equipe de enfermagem treinada para o trabalho com radiofármacos.
          O Ministério da Saúde publicou em abril de 2014 três portarias que incorporam ao Sistema Único de Saúde (SUS) o exame PET-CT, um tipo específico de exame na área da Medicina Nuclear. O PET/CT é um equipamento híbrido que associa a informação funcional obtida pelo PET com a informação anatômica da tomografia computadorizada.
          Este exame é predominantemente utilizado na área da Oncologia, pois pode determinar o grau de disseminação de diversos tipos de câncer bem como planejar o tratamento e avaliar a resposta terapêutica.



Para mais informações, acesse:

9 comentários:

Unknown disse...

Sempre é de extrema valia a busca de novas formas de identificar problemas relacionados a saúde, e que se tornem cada vez menos invasivos, mantendo assim, uma melhor qualidade de atendimento ao paciente, como também, que o mesmo se sinta mais à vontade para realizar exames médicos que por muitas vezes por serem no ramo da oncologia, tratam de doenças graves.

Unknown disse...

Nos mostra que ela surge como uma ferramenta para obter diagnósticos precisos e eficientes de doenças oncologias,sendo sua importância para fornecer informações funcionais a diversos órgãos, diagnosticar a presença da doença e o estagio do tumor.

Silvana T.

Unknown disse...

Além de ser um poderoso aliado na questão de diagnósticos, os radiofármacos são também empregados como tratamento. Esse tipo de tratamento, de maneira geral, é feito em dose única ou com poucas doses, diferente de medicamentos habituais em que é feito uso contínuo.

Valeska Ollé

Unknown disse...

Esta é uma nova ferramenta de auxilio para a medicina, que veio para ampliar e melhorar os diagnósticos e tratamentos de doenças. Para a área da oncologia é um exame importantíssimo, que serve para dizer o grau que se encontra a doença, determinar o tratamento adequado, e além disso, avaliar a resposta terapêutica do tratamento; tornando assim, mais rápido o diagnóstico e o tratamento, pois é uma doença que se diagnosticada antes pode-se ter excelentes resultados e até mesmo a cura.
Michelle Braatz

Bianca Donati Netto disse...

Em busca de diagnóstico diferencial, a medicina nuclear, difere-se de outros métodos de imagens anatômicas tradicionais (tomogradia, raio-x, etc.), por visualizar os órgãos e tumores através de seu funcionamento e não apenas sua parte anatômica. Em algumas situações clínicas, a medicina nuclear pode detectar alterações metabólicas muito antes de aparecer na radiografia. Sabe-se que um diagnóstico precoce é a chave para início imediato do tratamento, o que garante assim, melhores resultados.

Unknown disse...

É interessante analisar como estas novas ferramentas surgem para o auxílio da medicina. A medicina nuclear vem evoluindo passos largos a medida que cada vez mais surgem equipamentos como o citado a cima, para ajudar a detectar o grau de disseminação de cânceres, além de ajudar a encontrar a terapia ideal.

Daiane Madeira Huber disse...

Uma importante ferramenta com ótimos resultados, mas ainda com um custo bem alto. O mais importante: sem causar reações adversas e permite fazer avaliações de forma não invasiva.

Unknown disse...

Eu realmente não conhecia este assunto e achei muito interessante, e sim tem um grande futuro. Apesar de ser uma ferramenta com altos custos, veio para melhorar os tratamentos das doenças, principalmente na parte da oncologia, onde irá ajudar a identificar o grau na doença e determinar o tratamento de uma forma mais eficaz.

Unknown disse...

Esta nova ferramenta é de grande auxilio para medicina, ela pode nos dar um diagnostico bem preciso em certos tipos de câncer e ainda dar o tratamento adequado, mas ainda é um equipamento com um valor muito alto, por ser um equipamento caro, temos poucos disponíveis no ramo.

Postar um comentário

Comparação entre técnicas de granulação via úmida: leito fluidizado x alto cisalhamento.

            A granulação pode ser realizada por diferentes tecnologias as quais se diferenciam essencialmente nas metodologias utilizadas e,...