22 de abril de 2018

Farmacovigilância Clínica

A farmacovigilância necessita de informações provenientes do uso dos medicamentos, ou seja, precisa ouvir dos pacientes como o medicamento está se comportando durante o uso (ocorrência de reações adversas aos medicamentos-RAMs, principalmente). No entanto, a população não tem o conhecimento de que tem o dever de realizar notificações acerca de quaisquer problemas ou efeitos adversos dos medicamentos ou mesmo como proceder esta notificação.

Sendo assim, a população deve contar com um profissional de saúde bem informado e que seja capaz de evidenciar a ocorrência de RAMs e notificá-las ao órgão competente.
Para que isto ocorra deve haver um preparo do profissional sobre a Farmacovigilância, senão este não será capaz de compreender a necessidade e a importância de notificar quaisquer problemas que o paciente tenha com os medicamentos.

A capacitação dos profissionais de saúde (médicos, enfermeiros, dentistas, farmacêuticos e etc) deve começar em sala de aula, com a introdução da Farmacovigilância como uma ciência específica durante os cursos de graduação e também com a aplicação da mesma em unidades básicas de saúde, hospitais, drogarias, postos médicos e etc. É necessário que haja um desvio de atenção para a Farmacovigilância até que seja internalizada pelos profissionais de saúde e praticada no dia a dia com os pacientes.

Como leitura indicamos o capítulo 5 da cartilha "A Importância da Farmacovigilância" por tratar justamente da aplicação da Farmacovigilância na Clínica e como proceder esta introdução. 

9 comentários:

Unknown disse...

Mateus disse...
a farmacovigilância é algo muito interessante, mas é um conteúdo muito extenso, que acaba sendo difícil de ser passado em sala de aula, tudo o que se deve saber sobre o assunto. sendo assim deve-se estudar sempre que possível, para poder atender o melhor possível a população.

Justine Di Primio disse...

A Farmacovigilancia é de suma importancia para nós futuros farmacêuticos, já que a devemos relatar qualquer efeito adverso, e também orientar o paciente de como deve proceder. É É o farmaceutico quem tem mais contato com aquelas pessoas que fazem a automedicação por exemplo, assim ele deve ouvir os relatar como foi a terapia.

Unknown disse...

Como foi comentado no texto acima, a maior parte da população não tem conhecimento de que existe uma notificação que serve para informar qualquer efeito adverso, verificado ao uso de medicamentos, e que deveria ser relatado ao profissional da saúde para que ele registre a notificação e envie ao órgão competente. Se todos os efeitos adversos, detectados pelo paciente e ou pelo médico, farmacêutico, entre outros profissionais da saúde, fossem notificados, muitos problemas relacionados ao uso de medicamentos seriam resolvidos. Mas esta informação, que se trata de farmacovigilância, não é informada, na maioria das vezes, aos pacientes por falta de preparo da equipe de saúde. Concordo que os profissionais deveriam ser mais capacitados nesta área para, com isso, conseguir auxiliar os pacientes a fazerem as notificações, quando estas existirem.
Michelle Braatz

Unknown disse...

Muitos pacientes não fazem idéia de que para que um medicamento seja 'melhorado', se ter conhecimento das RAMs ou algum outro problema, é de suma importância notificar seu médico, enfermeiro, farmacêutico ou qualquer outro profissional da saúde sobre os efeitos adversos sentidos. Também a classe médica deveria se interessar mais e ter em mente a importância sobre a notificação sobre RAMs, muitas vezes o paciente notifica o médico e ele apenas troca de medicamento sem fazer a notificação.

Alexandre Pagel

Fernanda Kegles disse...

Como tratado nesse texto, as notificações são de suma importância para acompanhar a eficácia e segurança dos medicamentos. Porém, muitas vezes a população não sabe que deve notificar, e nem como. Dessa forma, a atenção farmacêutica tem um papel importante para identificar e poder notificar qualquer situação adversa com o uso do medicamento. Além disso, como mencionado, a capacitação dos profissionais de saúde é um ponto chave, e deve começar em sala de aula, ainda durante a graduação do profissional.

Bianca Donati Netto disse...

A população deveria ser mais instruída sobre sistemas existentes para relato de reações adversas. Pois a detecção precoce de sinais causados por medicamentos são de grande importância para que buscar melhoria.

Unknown disse...

Assunto importante porque a farmacovigilancia necessita de informações sobre o uso dos medicamentos, como ele se comporta durante seu uso, reações adversas, entre outros e a importância das notificações do mesmo. O profissional deve estar informado, preparado para assim prestar um bom atendimento para a população.
Silvana T

Bruna Nizoli disse...

A farmacovigilância é de grande importância pois é feito um acompanhamento do desempenho dos medicamentos, onde se deve realizar notificações quando encontrados efeitos adversos, e assim também orientando aos pacientes a melhor seleção de medicamentos em conformidade com um uso racional.

Júlia Araújo e Margoth Bonneau disse...

A farmacovigilância, é um serviço de extrema importância na atualidade. Quando uma drogaria dispõe de um medicamento de uso contínuo para seus clientes, é dever de nós farmacêuticos vigiar o andamento do desempenho de tal tratamento na saúde. É muito importante sabermos se aquele medicamento está cumprindo sua ação terapêutica sem que, o paciente esteja passando por reações adversas, o que não é normal. Se há alguma reação adversa, tem algo errado, e estas informações nos devem ser passadas, para que o nosso monitoramento possa contribuir na saúde.

Margoth S. Bonneau

Postar um comentário

Comparação entre técnicas de granulação via úmida: leito fluidizado x alto cisalhamento.

            A granulação pode ser realizada por diferentes tecnologias as quais se diferenciam essencialmente nas metodologias utilizadas e,...