14 de abril de 2018

MEDICAMENTOS BIOLÓGICOS SÃO APOSTA PARA TRATAR DERMATITE ATÓPICA

Acometendo cerca de 20% das crianças e até 3% dos adultos, a incidência da doença vem aumentando gradativamente, principalmente em regiões urbanas, chegando a atingir 20% da população. Porém a causa exata da condição ainda é desconhecida. “Especialistas acreditam que a causa da dermatite atópica esteja ligada a fatores como hereditariedade e doenças da mesma família genética, como asma e rinite alérgica. Além disso, outros fatores como disfunções do sistema imunológico e o ressecamento da pele também podem estar relacionados ao aparecimento da doença.
As lesões causadas pela dermatite atópica aparecem em regiões como rosto, pescoço, cotovelos, mãos, joelhos e pés e, geralmente, estão acompanhadas de inchaço, vermelhidão e coceira. Além disso, devido a aparência, a doença pode abalar psicologicamente o indivíduo. “Podem ocorrer intervalos de meses ou anos entre as crises. Por isso, seu tratamento consiste no controle da coceira, redução da inflamação da pele e prevenção de novas crises através do uso de hidratantes, cremes com corticoides e anti-histamínicos orais.
É importante também fortalecer a barreira da pele, evitando o contato com substâncias alergênicas como pólen, poeira, areia e produtos de limpeza, além de realizar consultas regulares com um dermatologista.
Novas pesquisas na área de medicamentos biológicos, agentes produzidos a partir de células vivas modificadas com o uso da tecnologia, criaram uma benéfica estratégia para o tratamento da dermatite atópica – um dos tipos mais comuns de dermatite e que está entre os principais motivos pelos quais os pacientes visitam um dermatologista.
A dermatite atópica é uma doença crônica e sem cura que causa inflamação na pele, resultando em lesões avermelhadas que apresentam crostas, coçam e descamam.
A novidade foi apresentada no Congresso Americano de Dermatologia, realizado em fevereiro nos Estados Unidos e é um grande avanço na medida em que esse tipo de medicamento é muito mais preciso que as drogas convencionais. Uma injeção subcutânea do princípio ativo Dupilumabe já foi aprovada pela FDA e pela Anvisa para o tratamento da dermatite atópica. O remédio inibe o principal mecanismo inflamatório da doença, impedindo que o paciente desenvolva lesões e coceira na pele, além de ter um tempo de resposta mais rápido. Este novo medicamento marca a entrada da doença na era biológica, com mais agentes já em desenvolvimento.


FONTE: https://vidasaudavel.gazetaesportiva.com/bem-estar/medicamentos-biologicos-sao-aposta-para-tratar-dermatite-atopica/


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comparação entre técnicas de granulação via úmida: leito fluidizado x alto cisalhamento.

            A granulação pode ser realizada por diferentes tecnologias as quais se diferenciam essencialmente nas metodologias utilizadas e,...