Extremamente promissor, o uso de nanocarreadores para o transporte de substâncias farmacologicamente ativas já faz parte da realidade do tratamento de doenças há mais de uma década. Isto também se aplica ao tratamento do câncer, uma doença conturbada e considerada ainda um tabu em nossa sociedade devido aos prognósticos medianos e efeitos colaterais impactantes aos pacientes.
Em um estudo publicado em 2007, os nanocarreadores foram utilizados para transportar antígenos até as massas tumorais e, assim, promover sua ligação com as células cancerígenas!
Mas ... Qual a utilidade disso?
A ligação de antígenos às células malignas funciona como “luzes natalinas”, sinalizando para as células de defesa do organismo a necessidade de combater aquele corpo estranho que está descontroladamente crescendo.
Esta ação, segundo os pesquisadores, promoveu uma melhoria mais rápida em mais da metade dos pacientes e permitiu a redução das sessões de quimioterapia e radioterapia. Se pensarmos que este foi o resultado obtido com a aplicação de nanotecnologia em um estudo, com um número limitado de participantes e aplicado somente a uma doença, vemos que esta tecnologia é uma ferramenta de extrema utilidade e que abre portas para novos e melhores tratamentos.
Para saber mais sobre este estudo, basta ler o artigo publicado no link: https://pubs.acs.org/doi/abs/10.1021/mp060107e
5 comentários:
Ao meu ver é de extrema importância promover positivamente novas formas de cura no tratamento do câncer, acho muito interessante que estejam tendo como resultado positivo a aplicação de nanotecnologia nestes participantes. Com a tecnologia se avançando cada vez mais, novas formas de tratamentos surgirāo e serão aceitas sem nenhum empecilho.
( Maha Omar )
Realmente é um estudo promissor muito interessante, a nanotecnologia é realmente o futuro da ciência. Jéssica Kruger
Muito interessante essa publicação sobre nanocarreadores aplicado ao tratamento de câncer, onde se obteve uma melhora mais rápida e espero que este estudo possa ir mais longe, para termos novos tratamentos eficazes. (Gabriela)
Promissor mesmo! Que incrível o resultado deste estudo, com certeza dá esperança de uma solução mais eficiente e menos sofrida para todos os pacientes oncológicos. Um campo de estudo vasto e cheio de possibilidades!
Bem legal o assunto, tomara continuar dando certo os estudos com resultados positivos, pois além de tempo tem os gastos que devem ser enormes, e tem muita gente precisando de tratamentos mais rápidos e eficazes. Jenifer Pereira.
Postar um comentário