Olá pessoal. Para a sexta publicação, mudando um pouquinho o assunto abordado nas últimas duas publicações, eu trouxe dessa vez um infográfico sobre a utilização dos produtos biológicos direcionados a produção do soro antiescorpiônico. Tentei explicar de maneira simples e objetiva como são produzidos os anticorpos utilizados neste soro.
OBS: Fiz de tudo para melhorar a qualidade da imagem e deixar mais nítida, porém não consegui, não sei o que houve.
Caso alguém não consiga ler, clique na imagem, clique novamente com o botão direito do mouse, agora clique em "abrir imagem em nova guia". Nesta guia é possível dar zoom e ler com total nitidez.
Pode- se encontrar mais informações sobre este assunto em:
https://butantan.gov.br/assets/pdf/soros_vacinas/soros/Bula-Soro-Antiescorpionico-Instituto-Butantan-Paciente-Consulta-Remedios.pdf
https://butantan.gov.br/soros-e-vacinas/soros
http://bvsms.saude.gov.br/ultimas-noticias/2867-picada-de-escorpiao-saiba-os-cuidados-e-o-que-fazer-em-caso-de-acidente
https://www.youtube.com/watch?v=n0YAn-FvgTI&ab_channel=CanalButantan
2 comentários:
Achei bem interessante esse assunto, bem legal saber que o soro é feito de apenas um tipo de escorpião e bem curioso o fato de cavalos receberem o veneno em pequenas doses não prejudiciais para produzirem anticorpos e depois esses anticorpos serem usados como matéria prima na produção de soro. Ândrea Silva
É muito interessante aprender sobre os processos de produção de soros, além do infográfico, o vídeo exposto nas referências ilustra com clareza todas as etapas que são desempenhadas pelo instituto Butantan até a distribuição desses no SUS. Também é válido ressaltar que o Butantan produz soros específicos contra a toxina do tétano, difteria, botulismo, vírus da raiva, veneno de serpentes, aranhas e lagartos.
Gabriel Zurchimitten
Postar um comentário