2 de junho de 2017

Cientistas desenvolvem antibiótico mil vezes mais potente.

A substancia é uma forte aliada no controle de superbactérias, devido ao uso indiscriminado de antibióticos e o aumento da resistência bacteriana cientistas do The Scripps Research Institute, nos Estados Unidos, desenvolveram uma droga que promete ser mil vezes mais potente. O aumento da potencia se deve a uma modificação realizada na molécula de vancomicina.
Chamada pelos cientistas de "mágica", a vancomicina já havia sido alvo de um estudo anterior, no qual os cientistas a alteraram duas vezes para torná-la mais potente, mas somente na pesquisa mais recente, publicada no periódico Proceedings of the National Academy of Sciences, os pesquisadores acrescentaram uma terceira mudança na substância. Essa alteração interfere diretamente nas paredes celulares das bactérias, unidas estas três modificações resultaram em um produto mil vezes mais potente, sendo possivel usar menos antibióticos para combater infecções, pois o medicamento agiria em três diferentes frentes, devido que os microrganismos não podem trabalhar simultaneamente para encontrar formas de escapar de três mecanismos diferentes de ação, ainda que achassem solução para um deles,  seriam mortos pelos outros dois, 

Mais informações em: https://setorsaude.com.br/versao-mais-potente-do-antibiotico-vancomicina-pode-ser-decisivo-na-luta-contra-a-resistencia-bacteriana/ 

5 comentários:

Fernanda Diaz disse...

Estudos de novos fármacos é sempre muito importante, imagina de um novo antibiótico que promete ser muito mais potente que os já descobertos!
A cada dia mais as bactérias estão criando mecanismos para obter resistência aos antibióticos já existentes, muito importante esse estudo para novos fármacos e sabemos que essa pesquisa vai ser infinita, porque cada vez mais elas as bactérias criam mecanismo de defesa contra os antibióticos, assim tornando se mais resistentes .

Taila ehlert disse...

Acredito que a medida que as bactérias vão criando cada vez mais resistência a classe de antibióticos conhecidos atualmente os pesquisadores estão buscando novas alternativas seja na descoberta de novas moléculas ou modificando algo na estrutura de uma já existente como acontece neste caso com a vancomicina que devido a esta mudança ficou mil vezes mais potente sendo um grande avanço deste antibiótico criando mais mecanismos de ação para o mesmo.

Cristiana Wilke disse...

Sabe-se que alterações estruturais são capazes de aumentar ou diminuir a potência de um fármaco, neste caso a alteração se deu na Vancomicina e proporcionou o aumento da sua potência, em cerca de mil vezes. Além disso, a nova modificação faz com que o medicamento passe a atuar em três frentes, por meio de três mecanismos de ação diferentes - o que diminui bastante a chance de ocorrer uma resistência bacteriana.

Unknown disse...

Assim como as descobertas de novos fármacos tem grande importância para os avanços da saúde, o aprimoramento de fármacos já existentes é primordial. Ainda mais quando se trata de bactérias, que tem o poder de se tornar cada vez resistentes aos tratamentos existentes.

Unknown disse...

Com o passar do tempo as bactérias se tornam mais resistentes a fármacos existentes. É de extrema importância novas pesquisas com o objetivo de descobrir novos fármacos ou aprimoramento dos já existentes.

Postar um comentário

Comparação entre técnicas de granulação via úmida: leito fluidizado x alto cisalhamento.

            A granulação pode ser realizada por diferentes tecnologias as quais se diferenciam essencialmente nas metodologias utilizadas e,...