12 de junho de 2017

Xultophy para o tratamento de diabetes mellitus tipo 2

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o registro de mais um produto biológico para tratamento de diabetes mellitus tipo 2. O registro do Xultophy, inédito no Brasil, foi publicado no Diário Oficial da União.

O Xultophy é indicado para o tratamento de adultos com diabetes mellitus tipo 2 e trata-se de um composto formado pela combinação entre a insulina degludeca e a liraglutida.

O medicamento, quando combinado com hipoglicemiantes orais, auxilia no controle glicêmico do paciente. O Xultophy atua em conjunto com outros hipoglicemiantes orais quando estes não fornecem o controle glicêmico adequado.

Como funciona o Xultophy?
O diabetes tipo 2 é uma doença na qual o organismo não produz insulina suficiente para controlar os níveis de glicose no sangue ou em que o organismo não é capaz de utilizar a insulina de forma eficaz. Uma das substâncias ativas do Xultophy, a insulina degludeca, cujo o nome comercial é Tresiba.
Degludeca é uma análogo de insulina que funciona da mesma maneira que a insulina produzida de forma natural pelo nosso pâncreas, ajudando a glicose do sangue a entrar nas células, para ser usada como energia. Ao controlar o nível de glicose no sangue, reduz os sintomas e as complicações da diabetes. A insulina degludeca é ligeiramente diferente da insulina humana, sendo absorvida mais lentamente e de modo mais regular pelo corpo após a aplicação, tendo uma ação mais prolongada.
A outra substância ativa do Xultophy, a liraglutida, cujo nome comercial é Victoza, tem sua ação semelhante ao  GLP-1, hormônio secretado naturalmente pelo trato gastrointestinal, que age aumentando a quantidade de insulina secretada pelo pâncreas, em resposta à glicose que chega na corrente sanguínea após a ingestão de alimentos. A liraglutida tem como efeito secundário o retardamento do esvaziamento gástrico, induzindo, assim, a saciedade.

3 comentários:

Anônimo disse...

Muitas vezes os hipoglicemiantes orais não produzem um controle efetivo da glicose sanguínea, fazendo com o que medicamentos como o citado sejam importante para um tratamento correto e eficaz.Mais interessante ainda é o fato do degludeca ter uma ação mais prolongada que a insulina comum.


Fermina Francesca Alves Vargas

Taila ehlert disse...

É sempre bom quando são lançadas novas opções de tratamento para esta doença que acomete tantas pessoas, sendo estas baseadas no funcionamento normal do organismo como a insulina degludeca que funciona da mesma maneira que a insulina produzida de forma natural pelo nosso pâncreas, mas sendo absorvida mais lentamente o que lhe confere uma ação mais prolongada e a liraglutida que tem sua ação semelhante ao hormônio secretado naturalmente pelo trato gastrointestinal, que age aumentando a quantidade de insulina secretada pelo pâncreas e ainda possui o beneficio de deixar o paciente com a sensação de saciedade pois retarda o esvaziamento gástrico.

Fernanda Zehetmeyer Bergmann disse...

O surgimento de novo medicamento para os diabetes que age normalmente no organismo como se a insulina introduzida no organismo fosse produzida de forma natural no pâncreas, sendo absorvida mais lentamente tendo uma ação mais prolongada e assim aumentando a quantidade de insulina secretada pelo pâncreas, em resposta à glicose que chega na corrente sanguínea após a ingestão de alimentos, retardando o esvaziamento gástrico possuindo o o beneficio ao paciente a saciedade, é muito importante para essa população que está crescendo cada vez mais.

Postar um comentário

Comparação entre técnicas de granulação via úmida: leito fluidizado x alto cisalhamento.

            A granulação pode ser realizada por diferentes tecnologias as quais se diferenciam essencialmente nas metodologias utilizadas e,...