9 de junho de 2017

Mapa Mental – Nanotecnologia

   A Nanotecnologia é um termo recente que se refere ao controle da matéria em escalas extremamente diminutas (nanométricas). De forma mais prática, é a criação de materiais funcionais, dispositivos e sistemas através do controle da matéria em comprimento de escala de nanômetros e exploração de novos fenômenos e propriedades - físicas, químicas, biológicas, mecânicas e elétricas.


    Essa tecnologia se utiliza de Nanopartículas e, para tal, devemos saber como as-obtemos. A sua obtenção de dá por dois métodos distintos, denominados: Bottom-up (De baixo pra cima) e Top-down (De cima para baixo). A abordagem Bottom-up consiste basicamente em construir estruturas átomo a átomo ou molécula por molécula. De acordo com a perspectiva Top-Down parte-se de um bloco sólido para se obter as nanoestruturas, do “macro para o nano”.
    Quanto a constituição das Nanopartículas, sabe-se que elas são colóides sólidos estáveis, constituídas por polímeros ou materiais lipídicos capazes de carrear substâncias e controlar liberação. Essas estruturas, geralmente, possuem tamanho que varia de 10 a 1000 nm, onde a molécula pode estar dissolvida, recoberta, encapsulada ou dispersa na matriz da nanopartícula. O termo nanopartícula inclui classificações em duas categorias, as nanocápsulas e as nanoesferas, as quais diferem entre si segundo a composição e organização estrutural. As nanocápsulas são sistemas vesiculares em que a molécula pode estar inserida no interior de uma cavidade aquosa ou oleosa, a qual é circundada por uma membrana lipídica ou polimérica. As nanoesferas são sistemas matriciais em que a molécula encontra-se dispersa fisicamente e uniformemente na matriz polimérica ou lipídica.
    O seu uso e aplicação na Área Farmacêutica se dá pela cosmética, com a liberação controlada e o direcionamento de fármacos e protetores solares (sistemas de carreamento de moléculas de interesse terapêutico).
      A Nanotecnologia se relaciona com as outras ciências de várias formas, dentre elas: Energética em pás para geradores eólicos, células solares e baterias; Iluminação em LEDs; Automobilísticas em pinturas especiais; Esportiva nas raquetes de tênis, roupas antitranspirantes, tacos de golfe e calçados; Tecelagem em tecidos resistentes a sujidades; Acondicionamento em embalagens com barreiras a umidade e bactericidas.
   Como consequências da sua utilização podemos citar o desenvolvimento de produtos de melhor qualidade, mais seguros, com custos reduzidos e mais eficientes. Cabe salientar que nanomateriais, em função de sua área superficial estar aumentada, poderão causar efeito tóxico dentro do organismo, que não será aparente como nos materiais de tamanho macro.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comparação entre técnicas de granulação via úmida: leito fluidizado x alto cisalhamento.

            A granulação pode ser realizada por diferentes tecnologias as quais se diferenciam essencialmente nas metodologias utilizadas e,...