5 de junho de 2017

Cientistas descobrem nova molécula promissora contra câncer cerebral pediátrico


Os cientistas da Northwestern Medicine encontraram uma molécula que impede o crescimento de um câncer cerebral pediátrico agressivo, o tumor que é denominado glioma pontino intrínseco difuso (DIPG) atinge pelo menos 300 crianças por ano nos Estados Unidos, e a faixa etária atingida é crianças menores de 10 anos de idade, um fato importante e preocupante é que este tipo de câncer é sempre fatal, e a radioterapia só prolonga a sobrevivência dos pacientes por alguns meses.

A molécula desenvolvida separa proteínas, conhecidas como proteínas de bromodomínio, da sua ligação a uma proteína mutante, a histona H3K27M, que está presente em mais de 80 por cento destes tumores. Para a realização dos testes, os cientistas tomaram linhas de células tumorais de um paciente pediátrico que não foi tratado e injetaram essas células no tronco cerebral de um rato. O tumor humano foi enxertado no cérebro do rato que foi então tratado com a molécula enquanto os cientistas monitorizavam o tumor. A molécula interrompeu o crescimento das células tumorais e forçou-as a se transformarem em outros tipos de células, conhecidas como diferenciação, interrompendo assim seu crescimento.

“Até onde sabemos, esta é a molécula mais eficaz até agora no tratamento deste tumor”, disse o autor sênior Dr. Ali Shilatifard. “Todas as outras terapias que foram testadas até agora falharam.”


Mais Informações

5 comentários:

Unknown disse...

Sempre quando o assunto é: crianças, trata-se de algo muito delicado, e saber que está cada vez mais ocorrendo investimentos, pesquisas e preocupações para a melhor qualidade de vida dos mesmos, é gratificante.

Marta Elena Soares de Paula disse...

Este é um assunto que devemos uma atenção especial, ainda há muito para pesquisar. Sabemos que as pesquisas estão cada vez mais avançadas.

Unknown disse...

Um tratamento eficaz para uma doença fatal, para a qual as demais terapias sempre falharam, é uma descoberta digna de um prêmio nobel. A maneira como foi realizado o estudo demonstra a importância de um ambiente colaborativo e do trabalho em equipe. Na Northwestern Medicine, descobertas científicas são traduzidas em cura para doenças.

Cristiana Wilke disse...

O número de crianças com menos de 10 anos que desenvolvem câncer cerebral nos EUA é bastante grande e acredito que isso motive a grande pesquisa nessa área lá. O fato da radioterapia só prolongar a sobrevivência por alguns poucos meses é bastante desanimador, nesse caso o surgimento de uma molécula que mude essa realidade torna-se bastante inovador. Espera-se que mais pesquisas nessa área sempre venham a surgir, possibilitando uma nova esperança a pacientes tão jovens ainda.

Unknown disse...

O câncer é um dos assuntos que tem mais ênfase, pois se trata de uma doença tão avassaladora e triste! Esse tipo de descoberta com certeza nos torna mais esperançosos pois essa molécula irá mudar a realidade do tratamento.

Postar um comentário

Comparação entre técnicas de granulação via úmida: leito fluidizado x alto cisalhamento.

            A granulação pode ser realizada por diferentes tecnologias as quais se diferenciam essencialmente nas metodologias utilizadas e,...