6 de junho de 2017

Medicamento para prevenir HIV será distribuído para grupos chave


O Antirretroviral TRUVADA, passar a ser distribuída pelo Sus para as pessoas grupo-chave, que são casais soro discordantes(onde apenas um dos parceiros é soropositivo) homossexuais, pessoas trans.
Trata se de um medicamento de profilaxia pré-exposição (PrEP) usado para reduzir o risco de infecção pelo HIV, seu consumo deverá ser diário, sendo considerado uma prevenção, pois o medicamento impede que o HIV, se estabeleça no organismo, mas antes de ser liberado para o paciente será feita uma avaliação de vulnerabilidade, para ver se o paciente se enquadra no grupo-chave.

O Brasil é o primeiro pais da América latina a aderir a essa profilaxia, já sendo utilizada em outros países como África do sul, França, Estados Unidos, entre outros países. No Brasil o Rio Grande do Sul é o estado que mais apresenta casos de HIV, tendo uma taxa superior a média nacional.












Fonte: 
http://www.jornalnh.com.br/_conteudo/2017/06/vida/viver_com_saude/2121587-medicamento-para-prevenir-hiv-sera-distribuido-a-grupos-chave.html

8 comentários:

Anônimo disse...

penso que o antirretroviral Truvado é uma opção bem benéfica nesses casos de profilaxia, pois diminui os risco de transmissão, impedindo que o casal tenha a infecção ou até mesmo a doença, talvez daqui a alguns anos venham novas opções de tratamento para a AIDS, pois ainda é uma doença que não possui cura e acomete diversas pessoas. Eduardo Peglow

Unknown disse...

A curto prazo é bom porque impede a contaminação do parceiro sexual e disseminação da doença, e a longo prazo é melhor ainda porque evita o altos custos que o SUS teria com mais um paciente HIV positivo.

Unknown disse...

A curto prazo é bom porque impede a contaminação do parceiro sexual e disseminação da doença, e a longo prazo é melhor ainda porque evita o altos custos que o SUS teria com mais um paciente HIV positivo.

Marta Elena Soares de Paula disse...

E muito importante pois irá impedir que outras pessoas sejam contaminadas fazendo com o SUS gaste menos com pacientes portadores do HIV positivo.

Alice Mello disse...

Acredito que seja um grande investimento, com isso evitará que haja mais pacientes HIV positivo, reduzindo os custos gastos pelo SUS e beneficiando a saúde da população.

Unknown disse...

Além de impedir a contaminação e a disseminação,vai evitar custos para o SUS,sendo assim com uma redução de custos,podem rever para outro setor que tenha um custo mais elevado.

Taila ehlert disse...

Muito interessante este tratamento profilático e se torna de grande valor, pois reduz o risco de transmissão do vírus do paciente soropositivo para o seu parceiro que não é soropositivo, o que traz mais tranquilidade para um casal soro discordante, já que a incidência de casos no Brasil é grande e em especial no nosso estado.

Unknown disse...

Extremamente importante pois irá beneficiar a população reduzindo os riscos de transmissão do vírus HIV positivo, além de evitar altos custos do SUS.

Postar um comentário

Comparação entre técnicas de granulação via úmida: leito fluidizado x alto cisalhamento.

            A granulação pode ser realizada por diferentes tecnologias as quais se diferenciam essencialmente nas metodologias utilizadas e,...