No último Fórum Internacional de Diabetes realizado pela Sociedade Brasileira de Diabetes em parceria com a Federação Internacional de Diabetes e a Associação Latino-Americana de Diabetes, em Foz do Iguaçu, foram apresentados medicamentos e tecnologias que prometem controlar a glicemia de forma mais eficaz e com menos efeitos colaterais.
Para o endocrinologista Walter Minicucci, presidente da SBD, “é inegável que os lançamentos deste setor contribuem para melhorar o controle da glicemia, mas é preciso saber usá-los, não adianta o melhor remédio do mundo se a pessoa não sabe usar o recurso do jeito corretoI".
A grande novidade para os diabéticos tipo 2 é o Forxiga, remédio que atua no rim e estimula a perda de açúcar e sódio pela urina e, consequentemente, reduz o peso e a pressão arterial, a Forxiga pode ser usada em qualquer fase da doença como monoterapia ou combinado com a insulina. O medicamento é de uso oral e deve ser administrado uma vez ao dia. Já disponível no mercado brasileiro, uma caixa com 30 comprimidos custa em torno de R$ 130.
Fonte: diabetes.org.br
4 comentários:
Já tinha conhecimento deste medicamento e acho fundamental ter novos fármacos como opção para o tratamento de pacientes com diabetes já que se trata de uma doença que acomete tantas pessoas, acho que um dos motivos do forxiga não ser muito utilizado comparado a outros fármacos desta classe e por não ser um medicamento barato para a realidade de muitos, pois muitos medicamentos antidiabéticos como metformina e glibenclamida são distribuídos gratuitamente pelo programa Farmácia Popular.
É muito interessante a descoberta de um fármaco que atue em um sistema de eliminação do açúcar, que não seja com o uso de insulina, já que injeções diárias podem ser um problema para pacientes mais idosos. Contudo, sereia interessante a diminuição do valor desse medicamento, tendo em vista que muitos pacientes idosos são portadores de diabetes e podem vir a não ter condições economicas que arcar com esse custo elevado, principalmente por já fazerem uso de outros medicamentos igualmente caros.
Fermina Francesca Alves Vargas
Eu acho muito importante que tenham mais estudos como este do medicamento Forxiga, para melhorar tratamentos como o diabetes que acomete muitas pessoas, deveriam tentar avaliar a questão do custo para que mais pessoas que necessitam desse tratamento tenham acesso.
Este tipo de pesquisa é muito interessante pois, embora o custo deste medicamento, isto indica há uma possibilidade de uma expectativa de vida para os pacientes que necessitam deste medicamento .
Postar um comentário