30 de abril de 2017

Impactos da nanotecnologia na saúde

Fazendo um link com a palestra que tivemos a oportunidade de assistir na aula passada, encontramos esse artigo que mostra a importância da nanotecnologia na produção de medicamentos Na área da saúde, a European Medicines Agency define nanotecnologia como uso de estruturas menos do que 1000 nanômetros de diâmetro utilizadas para apresentar propriedades específicas. Os nanomedicamentos são desenvolvidos para afim de obter um aumento na área de superfície em relação a seu volume. 

Para que isto aconteça, são necessários nanocarreadores capazes de transportar o fármaco de um local de destino específico (receptor, sítio ativo) para exercer a sua atividade terapêutica com o máximo de segurança. Existem vários tipos de nanocarreadores como, por exemplo: lipossomas, micelas, nanopartículas lipídicas e nanopartículas poliméricas.

No mercado farmacêutico, esta tecnologia utilizando um nanocarreador do tipo micelas, está disponível para o fármaco diazepam com o nome comercial de Valium MM®. Também as nanopartículas micelares, um sistema de liberação baseado em micelas, foram utilizadas na loção tópica para liberação transdérmica de estradiol (Estrasorb®) que é uma formulação composta por diferentes micro/nanoestruturas que consistem de cristais de fármaco livre, fármaco associado a gostas de óleo, a micelas ou solubilizado na fase contínua. 

2 comentários:

Unknown disse...

Achei tanto a palestra como o artigo super interessante, e acredito que a nanotecnologia é uma tendencia muito forte a ser seguida devido a sua especifidade e seu efeito comprovado.

Unknown disse...

Os nanomedicamentos são desenvolvidos para afim de obter um aumento na área de superfície em relação a seu volume, apresentando propriedades específicas. A nanotecnologia é uma propensão devido suas características.

Postar um comentário

Comparação entre técnicas de granulação via úmida: leito fluidizado x alto cisalhamento.

            A granulação pode ser realizada por diferentes tecnologias as quais se diferenciam essencialmente nas metodologias utilizadas e,...