1 de abril de 2017

Terapias relacionadas ao câncer


O câncer é uma das principais causas de morte no mundo. Algumas terapias anticâncer estão disponíveis, porém como a maioria das pessoas sabem, existem muitos efeitos colaterais e ineficácia muitas vezes persistente. Desta maneira existe necessidade extrema do desenvolvimento  de terapias mais eficazes e a conseqüente redução de efeitos colaterais que é altamente desejada . Nas ultimas décadas foram desenvolvidas terapias visando citotoxicidade como uma abordagem empírica para o tratamento de câncer. Avanços mais recentes, focados na compreensão das bases moleculares que levam ao crescimento e progressão do câncer, vem abrindo campo para o desenvolvimento de fármaco-terapias mais especificas contra essa patologia.
Nos últimos anos vem sendo demonstrado que inibidores de vias de resposta ao estresse apresentam propriedades anticâncer, com certa seletividade ás células tumorais em relação ás células normais. Esta seletividade se da pela dependência das células tumorais aos sistemas de reposta ao estresse, dependência essa não observada em mesma intensidade em células sadias. Assim, intervenção em vias de resposta ao estresse celular é uma atrativa estratégia para o desenvolvimento de fármacos contra o câncer.

Fonte e mais informações pertinentes no link: http://pages.cnpem.br/pibic/wp-content/uploads/sites/52/2012/04/Descoberta-e-desenvolvimento-de-f%C3%A1rmacos-contra-c%C3%A2ncer.pdf

Gostaria de compartilhar um pouco da minha vivência com os pacientes oncológicos do HE-UFPEL.
Eu coletava sangue todos os dias como rotina de pacientes portadores de algum tipo de câncer, a relação de exames laboratoriais dos pacientes da ''hemato'' são variados mas na maioria das vezes eram os mesmos, (hemograma, função hepática, coagulação...) para os médicos terem o controle e saber se o tratamento está surtindo efeito e também se está tendo algum efeito colateral e como combater.
Acompanhei a luta diária desses pacientes, o quanto o quadro deles pode variar de um dia para outro, em um dia eles estavam aparentemente bem e no outro totalmente debilitados, a coleta de sangue muitas vezes se torna difícil devido a quimioterapia constantemente utilizada por eles.
Muitos deles acabam não resistindo a doença e ao tratamento ''agressivo'' e vão a óbito, por isso é de extrema importância o empenho para descobrir novos tratamentos, pois quando se fala de tratamento de câncer os efeitos colaterais são inúmeros e eu vi isso de perto, a dor e o sofrimento que geralmente existe, passar por todo árduo tratamento e por fim não adiantar é muito triste.

2 comentários:

Unknown disse...

Que bom que compartilhaste essa tua vivência com estes pacientes portadores de câncer, Giulya! É uma doença muito triste e difícil de ser tratada, como sabemos, por isso é de extrema importância a pesquisa em buscar de novas formas de tratamento. Muito interessante esse estudo sobre inibidores de vias de resposta ao estresse que apresentam propriedades anticâncer, talvez possa ser uma alternativa a ser analisada com atenção em pesquisas futuras.

Anônimo disse...

Acredito que as terapias e demais métodos moleculares são os meios que apresentam maior probabilidade para a cura do câncer, devido ao seu método mais especifico. Contudo os avanços nessa área são lentos e caros, enquanto que a doença avança a passos largos. Sabendo que o tratamento atual para o câncer não é completamente efetivo e as vezes pode agravar a situação do paciente, inclusive levando ao paciente ao óbito, é de fundamental importância terapias alternativas e menos agressivas, contudo, com os devidos estudos e pesquisas sendo feitas.

Fermina Francesca Alves Vargas

Postar um comentário

Comparação entre técnicas de granulação via úmida: leito fluidizado x alto cisalhamento.

            A granulação pode ser realizada por diferentes tecnologias as quais se diferenciam essencialmente nas metodologias utilizadas e,...