3 de abril de 2017

Bioética e Pesquisa com Novos Medicamentos



Os avanços tecnológicos aplicados a saúde e conquistas que beneficiem o homem dependem, muitas vezes, de experimentos realizados no próprio ser humano.
E esse desenvolvimento, seja de um novo fármaco para o tratamento de doenças, vacinas, exames, dispositivos ou procedimentos úteis à prevenção, diagnóstico ou tratamento, devem apresentar uma metodologia adequada e ser conduzido dentro de padrões de ética aceitáveis de respeito aos indivíduos (autonomia), de beneficência e justiça, chamados de bioética.
A participação de seres humanos em pesquisas deve sempre ser voluntária e protegida contra danos e abusos. Por este motivo, é fundamental que se tenha um sistema de revisão ética das pesquisas, com o objetivo de se garantir a proteção dos participantes da pesquisa, e ainda, garantir direitos e deveres dos pesquisadores, das instituições envolvidas, do patrocinador, do Estado e do próprio sujeito de pesquisa.

Toda pesquisa deve ser conduzida dentro de padrões éticos,como O Código de Nuremberg, Declaração de Helsinque e Diretrizes Internacionais para Pesquisas Biomédicas Envolvendo Seres Humanos, que são documentos internacionais periodicamente atualizados e balizadores de condutas éticas.


Avanços e desafios na avaliação ética de pesquisas clínicas de fármacos no Brasil.

O artigo a seguir descreve a evolução histórica das normas que regulam a pesquisa clínica no Brasil, e identifica os principais avanços e desafios presentes no processo de análise dos projetos/protocolos de estudos clínicos.


Diretrizes Internacionais para Pesquisas Biomédicas Envolvendo Seres Humanos;

2 comentários:

Anônimo disse...

Já que a nossa tecnologia ainda precisa do uso se testes em humanos, é de extrema importância os padrões éticos no desenvolvimento de um fármaco, assim os testes são realizados com maior segurança no ser humano.
Aluno: Mariana Amato

Ana Flávia disse...

Muitas vezes é preciso ser testada em humanos, então os padrões de ética são real interesse nas pesquisas pois traz consigo uma segurança e bem estar ao paciente.

Postar um comentário

Comparação entre técnicas de granulação via úmida: leito fluidizado x alto cisalhamento.

            A granulação pode ser realizada por diferentes tecnologias as quais se diferenciam essencialmente nas metodologias utilizadas e,...