2 de abril de 2017

Pesquisa de dois brasileiros pode ser uma alternativa no tratamento da AIDS

Por vários anos a AIDS vem tirando vidas, em diversos lugares do mundo. Portanto, a busca da cura da AIDS se faz necessária e é fonte de interesse de milhões de cientistas. Atualmente, cientistas que estudam formas de combate à AIDS deram mais um passo adiante. Dois brasileiros, pesquisadores da doença, apontaram que um tratamento com anticorpos monoclonais foi capaz de combater por várias semanas o vírus HIV em pacientes infectados.
Além dessa pesquisadores, existem milhares que procuram se aproximar da cura da AIDS como: a imunoterapia com anticorpos neutralizantes, que reduzem a carga de vírus no sangue de pacientes infectados; o desenvolvimento de uma molécula artificial que se liga ao vírus impedindo que ele infecte as células do organismo; a terapia genética, que modifica o DNA das células de defesa do paciente de forma a evitar a infecção pelo HIV; e a vacina anti-HIV, que está sendo desenvolvida no Brasil e tem como objetivo fazer com que o organismo entre em contato com o vírus de uma forma segura, para que as células aprendam a reconhecê-lo e produzir defesas contra ele.
Todas essas pesquisas atacam a AIDS por duas frentes: a cura esterilizante, visando a eliminação completa do vírus da corrente sanguínea e a diminuição da inflamação causada pela doença, que é o principal fator de desencadeamento dos problemas de saúde causado na AIDS, tendo em vista que ocorre envelhecimento precoce das células.





4 comentários:

Cristiana Wilke disse...

De fato, a busca da cura da AIDS é muito interessante aos olhos dos cientistas. Seja por qual caminho for, o mais importante é que é preciso desenvolver medicamentos ou mecanismos que cessem a replicação do vírus, atinjam os locais onde o vírus não é alcançado pelos remédios e acabem com a sua capacidade de permanecer dormente dentro de uma célula e depois voltar a se multiplicar. Independente dos avanços, a cura ainda é uma busca constante no meio de pesquisa e essa não deve parar.

Anônimo disse...

É importante que siga essa busca da cura da AIDS, visto que são muitas pessoas que são contaminadas e que aguardam o retorno dos cientistas, para essa doença, que ainda não teve o encontro da cura.
Aluna: Mariana Bertoldi Amato

Fernanda Diaz disse...

A muitos anos a busca da cura para a doença Aids tem sido bastante discutida e estudada, porque a principio seria uma doença que ainda não teria a cura descoberta, e quem a descobrir terá um ganho muito grande, alem de proporcionar a vida a muitas pessoas já infectadas com o vírus, o importante é os estudos não pararem e que as pesquisas sejam feitas para conseguir alcançar o mais rápido possível as pessoas que realmente esperam isso.

JoicePeters Iepsen disse...

A AIDS é uma doença grave que ainda não tem uma cura definitiva, mas existem tratamentos que conseguem prolongar a vida e combater as infecções oportunistas, melhorando a qualidade de vida da pessoa, atualmente o tratamento da AIDS é feito com a toma de um coquetel de medicamentos, que apesar de não conseguir eliminar completamente o vírus HIV do sangue, consegue aumentar a expectativa de vida do indivíduo, basicamente, a cura definitiva da AIDS ainda não foi descoberta porque o vírus HIV replica-se sempre de forma diferente e os medicamentos que, inicialmente, parecem travá-lo, com o passar do tempo perdem seu efeito mas acredita-se que a cura da AIDS pode estar relacionada a ativação correta do sistema imune, e pode surgir quando o corpo da pessoa for capaz de identificar o vírus HIV e todas as suas mutações, podendo eliminá-los completamente, portanto é muito importante que continue a busca pela cura da AIDS.
Nome: Joice Peters Iepsen

Postar um comentário

Comparação entre técnicas de granulação via úmida: leito fluidizado x alto cisalhamento.

            A granulação pode ser realizada por diferentes tecnologias as quais se diferenciam essencialmente nas metodologias utilizadas e,...