26 de abril de 2017

ACROMEGALIA e um produto inédito no país.

A acromegalia é uma alteração hormonal que acontece quando a glândula hipófise libera excesso de hormônio de crescimento, durante a vida adulta de uma pessoa, fazendo com que mãos, pés e outras partes do corpo aumentem de tamanho. glândula pituitária produz vários hormônios, entre eles o hormônio responsável pelo crescimento. Quando lançado na corrente sanguínea ele induz o fígado a produzir outro hormônio que estimula o crescimento do esqueleto e outros órgãos e tecidos, gerando os sinais e sintomas característicos da acromegalia ou gigantismo.                                  


Nos adultos, um tumor benigno é a causa mais comum da produção de hormônio do crescimento. Alguns dos sintomas da acromegalia, como dores de cabeça e prejuízos da visão são devidos a compressões das massas tumorais sobre as estruturas vizinhas. Tumores de outras partes do corpo, como os do pulmãopâncreas e glândulas adrenais ou secretam, eles mesmos, o hormônio do crescimento ou um hormônio que estimula a pituitária a liberar mais hormônio do crescimento.

Segundo o site da ANVISA, o medicamento Signifor® LP (pamoato de pasireotida) recebeu, nesta segunda-feira (24/04/2017), o registro da Anvisa. O produto é inédito no país e é indicado para o tratamento da acromegalia. O princípio ativo do Signifor é o pamoato de pasireotida. O medicamento foi registrado na forma farmacêutica de pó para suspensão injetável, nas concentrações de 20 mg, 40 mg e 60 mg.

O medicamento é indicado para o tratamento de pacientes adultos com nos casos em que a cirurgia do tumor hipofisário foi ineficaz ou não é uma opção viável. O produto é indicado também para pacientes que não estão adequadamente controlados com outros tratamentos disponíveis, como os análogos da somatostatina. O SIGNIFOR® LP (pamoato de pasireotida) será fabricado pelas empresas Novartis Pharma AG e Synergy Health Däniken AG localizadas na Suíça, e a dona do registro do medicamento no Brasil é a empresa Novartis Biociencias S.A., localizada em São Paulo-SP.

Para maiores informações, acessem: http://portal.anvisa.gov.br/

Um comentário:

Unknown disse...

Procurei sobre a incidência da acromegalia no Brasil porém não há estatísticas sobre a sua ocorrência, mas um levantamento iniciado por Marcello Bronstein, médico do Hospital de Clínicas de São Paul, indica que se transportamos para o Brasil a estatística européia, onde a incidência de acromegalia é de 50 a 60 casos por milhão de habitantes, teremos cerca de 10 mil casos no país. É um número bem expressivo, portanto esse fármaco poderá ser de grande importância para o tratamento dessa alteração hormonal. Não ficou bem claro no texto o seu mecanismo de ação mas o fármaco deve agir diretamente na glândula pituitária inibindo a produção do hormônio responsável pelo crescimento e espero que seja uma alternativa segura e eficaz.

Postar um comentário

Comparação entre técnicas de granulação via úmida: leito fluidizado x alto cisalhamento.

            A granulação pode ser realizada por diferentes tecnologias as quais se diferenciam essencialmente nas metodologias utilizadas e,...