5 de abril de 2017

Planejamento de fármacos, biotecnologia e química medicinal: aplicações em doenças infecciosas.
Os micro-organismos patogênicos são causadores de doenças infecciosas (por exemplo, bactérias, vírus, fungos e parasitas) que invadem as células do hospedeiro para a sua reprodução. Essas doenças desenvolvidas por eles representam graves problemas de saúde pública que afetam uma fração significativa da população mundial. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), as doenças infecciosas são responsáveis por aproximadamente um terço das causas de mortalidade no mundo.
A descoberta e o processo de desenvolvimento de fármacos é longo, de alto custo e complexo, é dividido em duas grandes fases:  fase pré-clínica que é a descoberta que pode demorar de 2 a 4 anos,  e  fase clínica, que consiste no desenvolvimento e que pode demorar até 10 anos. 

Um dos principais alvos biológicos são as enzimas, na produção de novos fármacos, devido realizarem papel fundamental em varias vias bioquímica relacionada a doenças e alterações na homeostasia em humanos. Onde podemos analisar que a fonte humana é responsável pelo maior numero de enzimas utilizadas no desenvolvimento de fármacos, e em segundo lugar a fonte bacteriana onde já conhecemos alguns fármacos provenientes desta síntese como é o caso da produção de insulina artificial, através da bactéria Escherichia coli. 

 Na produção e desenvolvimento de novos fármacos dois componentes mostram-se fundamentais, que são inovação e integração, para o constante crescimento desta área é preciso investir cada vez mais em infraestrutura, qualificação na pesquisa e dos profissionais, estimulo governamental em parcerias entre universidades e industriais, avanço do conhecimento científico e do domínio tecnológico. É essencial articular estratégias de captação de recursos financeiros, materiais e humanos, consolidar ideias e encontrar novas soluções para que possamos evoluir, nas próximas décadas, de uma nação emergente para uma potência mundial na área de fármacos e medicamentos.
Link:

Eduardo Peglow, Joice Iepsen e Taila ehlert.


Um comentário:

Unknown disse...

Uma postagem bem generalista mas que não minimiza a relevância de sempre lembrar, que deve-se ser feita sempre a pesquisa por novos fármacos, de forma que sejam cada vez mais amplamente auxiliados por ações governamentais, de fato que Universidades e industrias se unam em prol de pesquisas de maior qualidade acerca de fármacos mais eficientes e que estejam interligados com a biotecnologia e a química medicinal, de acordo com a síntese como fazem no LASSBIO.

Postar um comentário

Comparação entre técnicas de granulação via úmida: leito fluidizado x alto cisalhamento.

            A granulação pode ser realizada por diferentes tecnologias as quais se diferenciam essencialmente nas metodologias utilizadas e,...