20 de abril de 2017

Novo tratamento de hepatite C dá qualidade de vida aos portadores do vírus.

Medicação distribuída gratuitamente pelo SUS reduz efeitos colaterais e a aumenta a chance de cura para 90%

Em 2015, o novo tratamento passou a se importado pelo Ministério da Saúde de Canadá, Estados Unidos e Holanda. O primeiro lote para atender 30 mil pacientes do SUS recebeu investimento de R$ 1 bilhão. 
A hepatite C pode evoluir dos estágios F1 e F2 (fibrose), F3 (fibrose avançada) até o F4 (cirrose), a hepatite C pode ter afetado em maior escala os nascidos antes de 1993, quando a doença começou a ser diagnosticada. O principal grupo potencial de infectados são os nascidos entre 1945 e 1965 que fizeram transfusão de sangue, tatuagem ou mesmo os que usaram drogas injetáveis. "Até o esmalte da manicure pode passar a hepatite C, porque ele mantém o vírus vivo por algum tempo", observa a farmacêutica do Hospital Dia do Distrito Federal.
O Tratamento anterior em muitos casos era abandonado pelos pacientes devido aos efeitos colaterais e tinha baixo potencial de cura real. O índice de cura já foi de 30% e depois foi para 70%. Com a nova geração de medicamentosi: sufosbuvir e daclatasvir, a chance de cura está girando entorno de 90%. O Sofosbuvir é o primeiro medicamento dessa nova geração, antiviral de ação direta, que atua como inibidor de uma enzima essencial para a replicação do vírus C, a polimerase NS5B de ácido ribonucleico e o  daclatasvir (inibidor da NS5A).

7 comentários:

AnaFlávia disse...

Além de proporcionar a cura, este novo tratamento traz uma melhor qualidade ao paciente, devido aos efeitos colaterais serem baixos, ou não existirem.

Cristiana Wilke disse...

Quando o assunto é a Hepatite C, sua cura e um tratamento com mais benefícios ao paciente logo se pensa em inovação. Dessa forma, medicamentos que venham para diminuir os efeitos colaterais e proporcionar uma possível cura da doença se tornam muito importantes e alvos de pesquisa. A relação custo x benefício, nesse caso, também é evidente quando se fala da distribuição gratuita pelo Sistema Único de Saúde e de uma chance de cura de 90%.

Fernanda Zehetmeyer Bergmann disse...

A descoberta de um novo tratamento para Hepatite C, e a distribuição pela rede do SUS traz um grande beneficio para a população que sofre dessa doença, um medicamento que lhe pode trazer a cura e com isso diminuir os efeitos colaterais melhora a qualidade desse paciente ate mesmo para não desistirem do tratamento.

Unknown disse...

Chance de cura de 90% e pouco efeitos colaterais já uma grande evolução para o tratamento do Hepatite C. Além de ter distribuição gratuita pelo SUS.

Unknown disse...

é um grande avanço, pois naquela época ainda não se tinha o conhecimento da hepatite C, pessoas fazendo transfusão de sangue, tatuagem, e consequentemente podendo ter se contaminado, e poder proporcionar a cura e uma melhor qualidade de vida para essas pessoas é um grande avanço.

Unknown disse...

Único problema que encontrei foi que tem pessoas há um bom tempo na fila esperando e não há previsão de distribuição desses remédios pelo SUS.

Unknown disse...

único problema que entrei com o processo administrativo solicitando os remédios e a resposta que obtive é que não há previsão da distribuição.

Postar um comentário

Comparação entre técnicas de granulação via úmida: leito fluidizado x alto cisalhamento.

            A granulação pode ser realizada por diferentes tecnologias as quais se diferenciam essencialmente nas metodologias utilizadas e,...